Portal atualizado em: 21 de setembro de 2021 às 15:47h

Início Prefeitura de Sapé entrega 75 kits de enxoval para grávidas e lança o projeto ‘Colo de Mãe’

A Prefeitura de Sapé entregou kits de enxoval para 75 grávidas do município, na última sexta-feira (21), por equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social. Durante o evento que marcou a entrega dos kits, foi lançado o projeto ‘Colo de Mãe’, que vai atuar no combate à mortalidade materna e infantil, com ações de acompanhamento da gestante do início da gestação até o momento do parto.

Os kits foram distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). As entregas foram feitas no Centro Cultural. A enfermeira Milca Correio Marinho de Araújo instruiu as mulheres sobre o processo da gestação, o período pós-parto e os cuidados que precisam ser tomados.

A secretária de Desenvolvimento Social, Denise Ribeiro, comemorou a ação. “É muito gratificante poder proporcionar a essas pessoas um pouco mais dignidade para esse momento de tamanha alegria que é o nascimento de alguém. Também trouxemos informações que serão úteis para essas mulheres, garantindo a elas o direito de passarem por essa fase conscientes e entendendo todo o processo da pós gestação”, afirmou.

Já em relação a projeto ‘Colo de Mãe’ Denise Ribeiro assegurou que um dos objetivos é desenvolver um olhar mais humanizado para mulheres e bebês. O projeto ainda está com algumas ações sendo formuladas e irá atuar na assistência mais próximas de mamães e crianças, com o intuito de proporcionar uma gestação mais segura e que contribua com a redução dos índices de mortalidade materna e infantil.

“Tornar-se mãe, seja do primeiro, segundo filho é sempre um momento ímpar na vida de uma mulher. Nosso intuito é tornar essa fase da gestação especial, proporcionando assistência adequada, preparo e conhecimento às gestantes,

com a realização de cursos e palestras para as mulheres e, ao final de gestação, estaremos entregando o kit para os bebês, mas também para as mães”, declarou.

A entrega realizada nesta sexta, integra faz parte do auxílio enxoval, que já é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Entre os itens contidos nos enxovais entregues estão: banheira, bolsa infantil, calça enxuta, chupeta, colônia infantil, cueiro flanelado, fita crepe, fralda de pano, conjunto de lençol de berço (lençol de cima, lençol de elástico e fronha), kit camiseta, kit escovinha e pente, kit pagão, kit de mamadeira, kit luvinhas e sapatinhos, lenço umedecido, manta, meia, mijão, sabonete, saboneteira, shampoo, toalha de banho e travesseiro.