Portal atualizado em: 2 de maio de 2024 às 8:59h

Início Prefeitura de Sapé entrega diplomas a Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias por meio do programa “Saúde com Agente”

A Prefeitura de Sapé promoveu, nesta terça-feira (19), a entrega do diploma da 1ª turma do curso de formação técnica de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias do município. O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde e reuniu cerca de 125 formandos. O curso técnico faz parte do programa “Saúde […]

19/12/2023 17h58 Atualizado há 4 meses atrás

O curso técnico faz parte do programa “Saúde com Agente” e tem como objetivo utilizar as novas metodologias para aperfeiçoar o trabalho dos profissionais e o atendimento à população, além de melhorar os indicadores de saúde na Atenção Primária no Brasil. Em Sapé, foram diplomados 101 agentes comunitários de saúde (ACS) e 26 agentes de combate às endemias (ACE) que finalizaram as 1.275 horas do curso que teve duração de dez meses na modalidade semipresencial.

Concluinte do Curso e agente comunitário de saúde de uma grande área há cerca de 25 anos, Etinatan da Silva destacou a importância das qualificações. “Esse curso técnico era muito esperado devido ao grande período que estávamos sem nenhuma capacitação. Esse curso veio para aprimorar e qualificar o nosso trabalho. Tivemos muitas etapas de aprendizagem e agora vamos desenvolver ainda melhor o nosso serviço técnico” pontuou.

No evento, também foram entregues os kits de equipamentos de proteção individual (EPIs) das categorias que serão utilizados no ano de 2024. Foram distribuídos para todos os Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate às Endemias presentes itens como: bolsa, colete, chapéu, camisa de proteção contra os raios ultravioletas, e especificamente para os ACSs também foi entregue aparelho para aferir pressão.

O prefeito Major Sidnei ressaltou o esforço dos profissionais da categoria e agradeceu o serviço prestado às comunidades. “Todos vocês juntos, tendo novas experiências buscam se capacitar. Com esse networking de turmas se aprimoram. Estão melhores na elaboração da estratégia, com equipamentos modernos, para tabulação dos dados, e isso é importante para a Saúde. Agradecer a saúde preventiva que vocês realizam e faz com que facilite o nosso trabalho nas UBSs. A lembrança, a leitura do paciente que vocês têm, certamente contribui para ajudar o médico. Vocês participam das famílias sapeenses”, afirmou.

Já a secretária de Saúde, Franci Araújo, ressaltou a importância da capacitação para os profissionais. “Agentes treinados são agentes mais preparados para lidar com suas funções. Vamos continuar promovendo essas ações para garantir um serviço com cada vez mais qualidade e eficiência”, detalhou.

O Programa Saúde com Agente – iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), foi criado em atenção as leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.

Confira as fotos: