Portal atualizado em: 24 de abril de 2024 às 12:20h

Prefeitura de Sapé inicia campanha de conscientização contra abuso infantil

Início Prefeitura de Sapé inicia campanha de conscientização contra abuso infantil

Prefeitura de Sapé inicia campanha de conscientização contra abuso infantil

A Prefeitura de Sapé deu início às ações de conscientização contra o abuso infantil. O tema é abordado no ‘Maio Laranja’, mês de combate à exploração sexual infantil. No Dia Nacional, 18 de maio, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizará uma ação integrada com outras pastas para mobilizar a população no enfrentamento à violência sexual […]

10/05/2022 14h31 Atualizado há 2 anos atrás

A Prefeitura de Sapé deu início às ações de conscientização contra o abuso infantil. O tema é abordado no ‘Maio Laranja’, mês de combate à exploração sexual infantil. No Dia Nacional, 18 de maio, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizará uma ação integrada com outras pastas para mobilizar a população no enfrentamento à violência sexual de crianças.

Haverá uma caminhada, apresentação musical, tendas informativas, distribuição de panfletos e exposição de cartazes sobre o tema. Alunos das escolas municipais também receberão palestras sobre o assunto, além de serem orientados como identificar possíveis abusos e realizar uma denúncia.

‘Não é novinha, é criança e adolescente’ – a erotização infantil será abordada durante as tendas, na ação do Dia Nacional de luta, que também enfatizará a importância que a criança viva essa fase de forma plena, sem incentivo ao namoro ou qualquer tipo de sexualização.

Secretária de Desenvolvimento Social, Denise Ribeiro ressalta que este ano a campanha buscará alertar pais e responsáveis sobre as formas de abuso e como criar um canal de diálogo com os filhos. “Nosso objetivo é fazer esse alerta muito necessário e mostrar aos pais que podem contar conosco nesse combate. Vamos incentivar também a participação da população, que tem um papel fundamental quando denuncia situações suspeitas, o que pode salvar a vida e proteger a infância de uma criança”, pontuou.

Abuso e exploração sexual – O abuso sexual acontece quando a sexualidade da criança ou adolescente é utilizada para a prática de atos de natureza sexual, já a exploração, ocorre pela utilização das crianças para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca. Em 2019, 17 mil registros de violência sexual contra crianças e adolescentes foram feitos pelo Disque 100, canal do Governo para denúncias de ocorrências.