Portal atualizado em: 23 de abril de 2024 às 11:10h

Início Prefeitura de Sapé inicia na zona rural vacinação contra raiva em animais de estimação

A Prefeitura de Sapé inicia nesta sexta-feira (16) a campanha de vacinação contra raiva para cachorros e gatos. Neste ano, a ação terá início atendendo os animais que vivem na zona rural, onde os agentes de saúde estarão visitando os domicílios e aplicando a vacina. As visitas acontecem até o próximo dia 29. A campanha […]

16/09/2022 9h35 Atualizado há 2 anos atrás

A campanha é coordenada pela Secretaria de Saúde. Titular da pasta, Franci Araújo ressalta que essa ação é fundamental no combate da raiva, doença que mata e que pode ser facilmente contraída. Ela ainda justificou a intensa campanha que está acontecendo na zona rural da cidade.

“Sabemos que a raiva pode ser contraída através de uma mordida causada por um animal infectado, então diante disso a nossa preocupação é de tentar vacinar o maior número possível de animais. Vamos intensificar com vários dias a campanha na zona rural porque é o lugar de maior dificuldade para acesso e onde predomina o número de animais. Pedimos ainda, que a população apresente seu animal de estimação, quando os agentes chegarem ao seu domicílio”, pontuou Franci Araújo.

Na zona urbana, a Secretaria de Saúde montou um esquema diferente. Para que os cães e gatos de ruas também sejam vacinados, agentes de saúde saem durante a noite para tentar encontrar esses animais e vaciná-los. O critério foi adotado com a finalidade de atingir uma maior cobertura vacinal na cidade.

Dia D – No próximo dia 24, acontece um grande mutirão na zona urbana. Escolas e UBSs serão pontos de vacinação para cães e gatos, onde estarão atendendo a toda população. A vacinação é gratuita e o morador precisa apenas levar seu animal de estimação até o ponto mais próximo da sua casa, nos horários das 8h até 16h.