Portal atualizado em: 28 de abril de 2024 às 19:42h

Início Prefeitura de Sapé participa de seminário on-line voltado para uso da tecnologia na gestão pública

Controladoria Geral do Município

A controladora-geral de Sapé, Martha Melquíades, participou nesta terça-feira (22) do evento on-line “Governos digitais: Como as Prefeituras usam a tecnologia para oferecer melhores serviços aos cidadãos” promovido pela Rede Cidade Digital. O encontro virtual propiciou a troca de conhecimentos e o compartilhamento de experiências envolvendo as práticas inovadoras e as ferramentas tecnológicas implementadas pelos […]

23/08/2023 15h23 Atualizado há 8 meses atrás

A controladora-geral de Sapé, Martha Melquíades, participou nesta terça-feira (22) do evento on-line “Governos digitais: Como as Prefeituras usam a tecnologia para oferecer melhores serviços aos cidadãos” promovido pela Rede Cidade Digital. O encontro virtual propiciou a troca de conhecimentos e o compartilhamento de experiências envolvendo as práticas inovadoras e as ferramentas tecnológicas implementadas pelos municípios de João Pessoa, Sapé e Pedras de Fogo.

Representando o prefeito Major Sidnei, que não pode participar do evento por razões da agenda de trabalho, Martha Melquíades expôs as iniciativas da gestão municipal para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços e às informações públicas por meio digital, como por exemplo: a disponibilização da Carta de Serviços on-line, a utilização do sistema eletrônico, 1 Doc, para a circulação dos processos administrativos, bem como a atualização do Portal da Transparência no site da prefeitura. A servidora também destacou a relevância dos módulos de capacitação e atualização dos funcionários, assim como demonstrou o papel da CGM na evolução dos indicadores de transparência do município segundo os órgãos de fiscalização externos.

A controladora geral de Sapé ainda falou sobre as vantagens de tornar digital os procedimentos nos órgãos públicos municipais. “A transformação digital na Prefeitura pode trazer diversos benefícios para os cidadãos, como a facilidade de acesso aos serviços públicos, a redução do tempo de espera para o atendimento, a transparência nos processos e a possibilidade de participação em decisões importantes para a cidade”, apontou.

Além de Martha Melquíades, o seminário on-line teve a participação do coordenador geral de Aprimoramento do Ambiente de Investimentos no Ministério das Comunicações, David de Oliveira Penha; do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; do secretário executivo da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP); Pedro Dantas e do diretor da Tecnologia da Informação da Prefeitura de Pedras de Fogo, Elvis Borges.

O Webinar das Cidades Digitais da Região de João Pessoa foi transmitido ao vivo pelo Youtube e pode ser acompanhado por representantes de mais de 80 municípios de 20 estados da federação. No painel virtual foram debatidos assuntos como aumento da conectividade no norte do país, o edital do 5G no Brasil, os avanços tecnológicos na área da saúde e educação, além da extinção do papel na administração pública.

Rede Cidade Digital – É uma iniciativa de fomento ao surgimento das cidades inteligentes. Busca, por meio de eventos e comunicação digital, levar informação aos municípios interessados no desenvolvimento econômico e social através de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação. A RCD deu início nos anos da pandemia da covid-19 a uma série de eventos online para compartilhar modelos implantados nas cidades do país, que continuou após o período pandêmico.