Portal atualizado em: 26 de abril de 2024 às 15:11h

Início Prefeitura de Sapé pede ajuda de população para denunciar casos de trabalho infantil

Em 2019, cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes estavam em situação de trabalho infantil, o que correspondia a 4,6% do grupo em todo país. Neste sábado (12), Dia Mundial Contra o Trabalho o Trabalho Infantil, a Prefeitura de Sapé ressalta a importância que a população denuncie casos e colaborem para a redução do […]

12/06/2021 8h05 Atualizado há 3 anos atrás

Em 2019, cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes estavam em situação de trabalho infantil, o que correspondia a 4,6% do grupo em todo país. Neste sábado (12), Dia Mundial Contra o Trabalho o Trabalho Infantil, a Prefeitura de Sapé ressalta a importância que a população denuncie casos e colaborem para a redução do crime, que viola as primeiras fases da vida.

A secretária executiva de Desenvolvimento Social, Mariluce Figueredo, explica que os relatos devem ser feitos ao Conselho Tutelar de Sapé, que é responsável pela fiscalização. “Infelizmente essa é uma triste realidade ainda presente, e só conseguimos atuar com a ajuda das pessoas, que muitas vezes verificam situações, sabem de algum caso, então é fundamental procurar as autoridades que vão fazer os encaminhamentos”, explicou.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), entre as consequências do trabalho precoce estão o prejuízo à saúde e ao desenvolvimento físico-biológico e o comprometimento do desenvolvimento emocional e social.

Denúncia – Em Sapé, além do Disque 100, o Conselho Tutelar pode ser acionado através do numero: (83) 9 8176-5450. O denunciante não precisa se identificar.

Trabalho Infantil – É  considerado uma forma de violência, pois acarreta danos físicos e psicológicos, transforma as crianças e os adolescentes em adultos precoces,  podendo submetê-los a situações extremas que afetam o processo de crescimento e desenvolvimento. Deixa marcas na infância que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e perduram até a vida adulta. Traz graves consequências à saúde, à educação, ao lazer e à convivência familiar.