Portal atualizado em: 19 de abril de 2024 às 12:39h

Início Prefeitura de Sapé prepara campanha vacinal contra raiva animal

Prefeitura de Sapé prepara campanha vacinal contra raiva animal

A Prefeitura de Sapé vai iniciar no mês de setembro a campanha de vacinação contra a raiva animal. A data foi definida em uma reunião realizada pela Regional de Saúde com a Secretaria de Saúde de Sapé e de outros municípios da 1ª Região, que iniciaram a elaboração do Plano Vacinal. Na reunião, ficou definido […]

04/08/2022 17h23 Atualizado há 2 anos atrás

Na reunião, ficou definido que o período para a administração da antirrábica em cães e gatos em Sapé iniciará a partir de 17 de setembro, estendendo até 21 de outubro. A estratégia municipal para o período de campanha vacinal está sendo ajustada e será divulgada em breve.

O encontro, mediado pelo médico veterinário Assis, trouxe indicativos que apontam uma regressão nos casos de raiva humana e animal no Brasil a partir do início da vacinação nos mamíferos. De acordo com a Secretaria de Saúde, a esperança é de intensificar a oferta vacinal para que o alcance seja de pelo menos 80% de vacinação animal, igualmente as campanhas dos anos anteriores.

Raiva e vacina – A vacina antirrábica é a forma de controle e prevenção da doença da raiva, que acomete animais domésticos não vacinados e expostos a ambientes com zoonose ativa. A letalidade da raiva chega a quase 100%, e pode também ser transmitida ao ser humano, por isso também é caso de responsabilidade pública a atualização vacinal dos animais.