Portal atualizado em: 2 de dezembro de 2022 às 14:41h

Início Prefeitura de Sapé prepara campanha vacinal contra raiva animal

Prefeitura de Sapé prepara campanha vacinal contra raiva animal

PROCON MunicipalProcuradoria Geral do MunicípioSecretaria de Desenvolvimento SocialSecretaria de Educação, Cultura, Esporte e TurismoSecretaria de FinançasSecretaria de Meio Ambiente e InfraestruturaSecretaria de Mobilidade UrbanaSecretaria de PlanejamentoSecretaria de Saúde

Prefeitura de Sapé prepara campanha vacinal contra raiva animal

A Prefeitura de Sapé vai iniciar no mês de setembro a campanha de vacinação contra a raiva animal. A data foi definida em uma reunião realizada pela Regional de Saúde com a Secretaria de Saúde de Sapé e de outros municípios da 1ª Região, que iniciaram a elaboração do Plano Vacinal. Na reunião, ficou definido […]

04/08/2022 17h23 Atualizado há 4 meses atrás

Na reunião, ficou definido que o período para a administração da antirrábica em cães e gatos em Sapé iniciará a partir de 17 de setembro, estendendo até 21 de outubro. A estratégia municipal para o período de campanha vacinal está sendo ajustada e será divulgada em breve.

O encontro, mediado pelo médico veterinário Assis, trouxe indicativos que apontam uma regressão nos casos de raiva humana e animal no Brasil a partir do início da vacinação nos mamíferos. De acordo com a Secretaria de Saúde, a esperança é de intensificar a oferta vacinal para que o alcance seja de pelo menos 80% de vacinação animal, igualmente as campanhas dos anos anteriores.

Raiva e vacina – A vacina antirrábica é a forma de controle e prevenção da doença da raiva, que acomete animais domésticos não vacinados e expostos a ambientes com zoonose ativa. A letalidade da raiva chega a quase 100%, e pode também ser transmitida ao ser humano, por isso também é caso de responsabilidade pública a atualização vacinal dos animais.