Portal atualizado em: 24 de abril de 2024 às 12:20h

Início Prefeitura de Sapé promove caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e TurismoSecretaria de Saúde

A Prefeitura de Sapé realizou, na tarde da última segunda-feira (03), uma caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, promovendo assim um momento de informação, inclusão e de visibilidade para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação foi organizada através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e […]

04/04/2023 13h54 Atualizado há 1 ano atrás

A ação foi organizada através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, e teve início na Rua Francisco Madruga, seguindo até a Praça de Eventos Dr. João Úrsulo, onde houve distribuição de pipoca, algodão doce, picolé e água. Também houve a exposição de um vídeo onde as mães atípicas de Sapé relataram seus cuidados e expectativas para com os filhos.

O momento contou com a presença de profissionais de saúde, de educação, pais e crianças autistas, apoiadores da causa e representantes da gestão. Dentre as autoridades presentes na caminhada, estiveram a vice-prefeita Lenilda Leôncio, e o prefeito Major Sidnei, que ressaltou a importância da ação e destacou a necessidade de um olhar público sensibilizado voltado para as famílias atípicas.

“Estar aqui hoje é dizer sim para essas crianças que são o futuro, e temos muito a aprender com elas. Esse movimento é de atenção, de carinho, de igualdade e de respeito, e a isso estamos dispostos, a trabalhar com políticas públicas inclusivas para atender a todos com eficiência. Vamos fazer mais, vamos continuar com o olhar de sensibilidade para auxiliar as mães que tanto lutam para conquistar perante a sociedade o espaço de seus filhos”, disse.

A caminhada foi alusiva ao dia 2 de abril, que foi determinado desde 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), como Dia Mundial da Conscientização do Autismo, com o objetivo de difundir informações a respeito do espectro autista, buscando a inclusão e desenvolvimento de pessoas com o transtorno, reduzindo assim a discriminação e o preconceito.

Autismo – O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno.

Confira as fotos: