A Prefeitura Municipal de Sapé realizou nesta sexta-feira (26) uma ação para promover o Agosto Lilás, mês de conscientização contra violência às mulheres, com o tema “É mais do que ser contra. É preciso denunciar!”. O evento foi coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e aconteceu no Centro Cultura Sapeense.
“É um mês em que conseguimos conversar mais e trazer à tona a abordagem sobre essa violência que ainda nos acompanha, então precisamos combater e debater a respeito, para fazer essa política pública de fortalecimento e rede de proteção acontecer em nossa cidade. É importante falar sobre canais de denúncias, sobre órgãos de proteção que estão prontos a fazer esse acolhimento, e pedir a vocês que não se calem. Denunciem”, enfatizou a secretária do Desenvolvimento Social, Denise Ribeiro.
Foram dadas instruções às mulheres, sobre como proceder em caso de identificação e tipificação de condutas agressivas. A ação contou com materiais educativos e a participação da cantora Jacy.
A ação também contou com palestra, com a psicóloga do município, Suênia Amorim, que falou sobre todas as formas de violência e as consequências na vida das mulheres. “É preciso que nós mulheres saibamos e consigamos identificar todos tipos de violência e dos transtornos que elas podem causar nas nossas vidas, essa é uma forma de combater, tendo conhecimento, denunciando e dizendo não”, pontuou a psicóloga.
Participaram do evento o prefeito de Sapé, Major Sidnei, a vice-prefeita, Lenilda Leôncio, Major Soares o comandante da Polícia Militar, Major Soares, o Tenente do Corpo de Bombeiros, Neves Júnior, a secretária de Desenvolvimento Social, Denise Ribeiro, a representante do CREAS, Maria Jussara, representantes da Câmara Municipal de Sapé Vereadores Davyd Matias, Rubinho Lucena, Graça e Taís, representando o vereador Tota Leôncio. A agente civil, Cecília Rosa e o diretor do presídio Regional de Sapé, Joni Brilhante.
Canais de Denúncia – As denúncias podem ser feitas através do 180 – Central de Atendimento à Mulher; 197 – Polícia Civil; 190 – Polícia Militar e 153 – Ronda Maria da Penha.