Portal atualizado em: 8 de maio de 2024 às 9:20h

Início Prefeitura de Sapé promove Dia D da multivacinação neste sábado

Prefeitura de Sapé promove Dia D da multivacinação neste sábado

A Prefeitura de Sapé realiza, neste sábado (16), o Dia D da multivacinação – ação voltada para a atualização da caderneta de vacina de crianças e adolescentes. Serão ofertados mais de 15 tipos de vacinas para quem estiver com atraso no esquema vacinal. O Dia D acontece um dia antes do Dia da Vacinação, comemorado […]

14/10/2021 16h00 Atualizado há 3 anos atrás

A Prefeitura de Sapé realiza, neste sábado (16), o Dia D da multivacinação – ação voltada para a atualização da caderneta de vacina de crianças e adolescentes. Serão ofertados mais de 15 tipos de vacinas para quem estiver com atraso no esquema vacinal. O Dia D acontece um dia antes do Dia da Vacinação, comemorado em 17 de outubro, que ressalta a importância da imunização para evitar doenças e quadros virais.

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em quatro décadas, a mortalidade infantil caiu em 90%. Entre as razões para a redução de mortes, está a imunização em massa da população, além de pontos como distribuição de medicamentos e tecnologia para tratamento de doenças.

Secretário de Saúde em Sapé, David Roberto relembra que a vacina também é responsável pela diminuição de mortes por coronavírus em todo o mundo. Em Sapé, o município chegou a registrar 60 dias sem mortes após o avanço da imunização em massa. Até a última sexta-feira (8), quase 50 mil doses foram aplicadas na população.

“As vacinas são muito importantes e pudemos atestar ainda mais a eficiência delas durante essa pandemia da covid-19. Da mesma forma, os imunizantes têm um papel fundamental no desenvolvimento da criança, assegurando um crescimento longo de doenças que antes matavam a população. Hoje, superamos muitas dessas epidemias, mas para continuar com esse sucesso, os pais devem vacinar seus filhos”, ressaltou.

Entre as vacinas oferecidas pela Secretaria de Saúde, estão Pentavalente, DTP, tríplice viral e HPV. De acordo com a pasta, os imunizantes evitam uma série de enfermidades, como caxumba, sarampo e catapora.

No sábado, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão das 8h às 16h para atender ao público-alvo. Os responsáveis devem levar a caderneta de vacinação da criança ou adolescente que será vacinado. Os contemplados devem ter até 15 anos.

Vacinas ofertadas:

Pentavalente

Vip e vop contra paralisia infantil

Pneumocócica 10

Meningocócica C e ACWY