Portal atualizado em: 25 de abril de 2024 às 11:33h

Início Prefeitura de Sapé promove feira agroecológica para estimular compra direta de pequenos produtores

Com mais de 1.658 estabelecimentos agropecuários, conforme dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e cerca de 1,5 mil trabalhadores individuais, Sapé celebra o Dia do Agricultor, comemorado nesta quarta-feira, 28 de julho, com uma feira agroecológica promovida pela Prefeitura Municipal. Cerca de 15 associações vão participar do evento, promovido pela […]

27/07/2021 14h39 Atualizado há 3 anos atrás

Com mais de 1.658 estabelecimentos agropecuários, conforme dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e cerca de 1,5 mil trabalhadores individuais, Sapé celebra o Dia do Agricultor, comemorado nesta quarta-feira, 28 de julho, com uma feira agroecológica promovida pela Prefeitura Municipal. Cerca de 15 associações vão participar do evento, promovido pela Secretaria de Agricultura e Pesca.

Sapé não é só terra do abacaxi. De acordo com o titular da pasta, Lenilton Leôncio, as associações cultivam mandioca, milho, feijão verde, macaxeira, batata, repolho, coentro, alface, cebolinha, acerola, maracujá, banana, abacaxi e produzem goma.

Além da produção – que é livre de agrotóxicos – os trabalhadores também são responsáveis por vender os orgânicos. Na feira desta quarta promovida pela Secretaria, os alimentos produzidos pelas entidades serão comercializados. “É uma oportunidade de auxiliar nesse processo de venda e da compra direta pelo consumidor, reunindo todos em um só local, facilitando o acesso das pessoas aos itens e aumentando as chances de comercialização”, pontuou Leôncio.

O número de pessoas ocupadas em estabelecimentos agropecuários em Sapé se equipara ao de pessoas na zona urbana. Conforme o censo, há cerca de 4,7 mil pessoas na agricultura, enquanto 4.634 pessoas trabalham de maneira formal na cidade. Prefeito de Sapé, Major Sidnei defende o investimento e capacitação dos agricultores.

“Eles são responsáveis por impulsionar nossa economia, pela geração de rendas e até empregos. Merecem nossa atenção e valorização, e temos construído um caminho de diálogo para viabilizar políticas que contemplem as necessidades das associações”, pontuou.

As associações participantes do evento são: Ecovárzea, Comase, Sítio Conceição, Nova Vivência, Boa Vista, Padre Gino, Feira do CBCAF, Barra de Antas, Rainha dos Anjos, Santa Helena I e II, 21 de Abril, Maraú, Anta dos Anjos, entre outras.

Parceria – Como uma forma de estimular a produção das famílias, a Prefeitura compra a partir da produção deste pequenos núcleos e distribui semanalmente os kits do Programa de Aquisição Alimentar (PAA) para pessoas em situação de vulnerabilidade social de Sapé. Já a Secretaria de Agricultura e Pesca presta suporte logístico e técnico aos produtores, disponibilizando máquinas para o uso dos agricultores, realizando cursos profissionalizantes e orientando os agricultores.