Portal atualizado em: 24 de abril de 2024 às 12:20h

Início Prefeitura de Sapé promove formação sobre Autismo

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo

Prefeitura de Sapé promove formação sobre Autismo

“Mais InformAÇÃO, Menos Preconceito – Formação sobre Autismo” foi o tema da capacitação ministrada nessa quarta-feira (12), direcionada para os profissionais de educação da rede pública e privada, profissionais de saúde, da pasta de Desenvolvimento Social e representantes do comércio local de Sapé. O evento contou com a coordenação das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social […]

13/04/2023 16h37 Atualizado há 1 ano atrás

“Mais InformAÇÃO, Menos Preconceito – Formação sobre Autismo” foi o tema da capacitação ministrada nessa quarta-feira (12), direcionada para os profissionais de educação da rede pública e privada, profissionais de saúde, da pasta de Desenvolvimento Social e representantes do comércio local de Sapé. O evento contou com a coordenação das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, Cultura, Esporte e Turismo e aconteceu no Mariana Recepções.

A ação foi realizada em parceria entre a Prefeitura de Sapé e o vereador Davyd Mathias e contou com três palestras de abordagens diferentes, dentro da mesma temática. “O que é autismo?” iniciado por Aeuson Monteiro; “A importância da ciência ABA aplicado ao TEA” discorrido pela fonoaudióloga Rayana Rodrigues e “Direitos da pessoa com autismo” finalizado pela advogada e professora universitária, Melanie Mendoza. O encontro também contou com uma roda de conversa para trocar experiências, tirar dúvidas e trazer esclarecimentos sobre o assunto.

A secretária de saúde do município, Franci Araújo, explicou sobre a importância de ter um sentido sensibilizado para a temática. “Enquanto profissionais de saúde, temos a satisfação em participar desse momento, pois o fortalecimento da rede profissional para atender e incluir tanto as pessoas autistas, quanto portadores de qualquer tipo de síndrome é importante para a entrega de uma saúde assistencial e de referência aos sapeenses”, pontuou.

A pauta dessa oficina foi pensada com o objetivo de levar informações, aprendizagem e capacitação para os profissionais que estão a lidar diretamente com os portadores do Transtorno Espectro Autista, bem como promover a inclusão, garantir os direitos de proteção e reduzir a discriminação contra as pessoas que apresentam a condição.

“É uma temática importante de ser discutida e divulgada por todos. O conjunto de parcerias empenhadas em realizar essa ação retrata essa importância, e buscamos reunir aqui a sociedade nesse processo de conscientização acerca da discussão da temática do autismo. A inclusão precisa existir, e estamos aqui para isso acontecer” disse Marcone Pessoa, titular da pasta de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Sapé.

Apoiador do evento, o vereador Davyd Mathias finalizou dizendo que ‘é uma formação direcionada para pessoas que lidam com pessoas, e observar pessoas dispostas a apoiar a causa é um momento sólido, inclusivo e sensível para o município’.

Abril – Abril é considerado o mês do autismo porque no dia 2 deste mês, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Data que, por sua vez, foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a conscientização, derrubar preconceitos e informar a sociedade sobre o tema.