Portal atualizado em: 24 de janeiro de 2022 às 15:43h

Prefeitura de Sapé realiza 1º Encontro Municipal da Educação Inclusiva

Início Prefeitura de Sapé realiza 1º Encontro Municipal da Educação Inclusiva

A Prefeitura de Sapé iniciou, nesta terça-feira (21), o 1º Encontro Municipal da Educação Inclusiva, que tem como tema ‘Meu Mundo Cabe no Seu’. O evento é organizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e continuará nesta quarta-feira (22).

De acordo com a titular da pasta, Fernanda Mendes, o encontro tem o objetivo de discutir a inclusão numa perspectiva de educação especial, bem como, compartilhar experiências e relatos de vida de profissionais, familiares e estudantes, ressaltando a importância de pensar e olhar as diferenças não com preconceito e discriminação, mas como pluralidades humanas que precisam ser respeitadas em suas especificidades.

“É cada vez mais necessário falar sobre inclusão na perspectiva da educação especial, buscando alternativas para aprimorar o acesso e a permanência das crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiências, altas habilidades e superdotação na escola. Estamos empenhados/as cada vez mais, em promover a inclusão em seu sentido pleno de igualdade e equidade,  fomentando oportunidades e dando voz a todos e todas”, pontuou.

Recentemente, a Câmara de Sapé aprovou o projeto de lei do prefeito Major Sinei que institui o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como atividade essencial no município. Conforme a propositura, estão sendo contempladas com essa modalidade de ensino pessoas com deficiência, com autismo, com transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação. Em Sapé, o atendimento especializado já havia iniciado, mas agora tem regulamentação na lei, sendo uma das primeiras cidades da Paraíba com a iniciativa vigente.

Participaram do evento o prefeito Major Sidnei Paiva; os vereadores Davyd Matias e Dudu do Trigo;  o secretário de agricultura Lenilton Leôncio; o secretário de Comunicação, Genival Júnior; o secretário executivo de Planejamento Roniere Pereira;  a secretária executiva de Educação, Genilva Souza e o presidente do Conselho Municipal de Educação, Marcone Pessoa.