Portal atualizado em: 31 de maio de 2023 às 16:24h

Prefeitura de Sapé realiza 1º Festival de Modalidades Paralímpicas

Início Prefeitura de Sapé realiza 1º Festival de Modalidades Paralímpicas

Prefeitura de Sapé realiza 1º Festival de Modalidades Paralímpicas

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo

Autor: Assessoria

Prefeitura de Sapé realiza 1º Festival de Modalidades Paralímpicas

A Prefeitura de Sapé realizou, nesta quinta-feira (23), no Clube Atlético Sapeense, o 1º Festival de Modalidades Paralímpicas. A ação, fruto de parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, e o Comitê Paralímpico Brasileiro, foi direcionada a gestores, professores, supervisores e alunos da rede municipal de ensino assistidos pelo atendimento educacional especializado, […]

27/03/2023 13h23 Atualizado há 2 meses atrás

A Prefeitura de Sapé realizou, nesta quinta-feira (23), no Clube Atlético Sapeense, o 1º Festival de Modalidades Paralímpicas. A ação, fruto de parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, e o Comitê Paralímpico Brasileiro, foi direcionada a gestores, professores, supervisores e alunos da rede municipal de ensino assistidos pelo atendimento educacional especializado, viabilizando um dia de aprendizagem e inclusão. A capacitação ainda foi extensiva aos profissionais da saúde interessados em participar.

A dinâmica aconteceu durante todo o dia. Pela manhã, o Comitê Paralímpico ministrou uma formação para professores, cuidadores e profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Já no período da tarde, aconteceram atividades recreativas baseadas na prática das modalidades, onde as crianças tiveram o primeiro contato com esportes da categoria.

“É de grande relevância o desenvolvimento do esporte para pessoas com deficiência, e atentos a isso, fizemos essa parceria junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro. O projeto vem sendo planejado desde 2022, e acontece hoje a realização dessa proposta”, disse Vanessa Pinheiro, idealizadora do projeto e subgerente de Educação Especial e Inclusiva do município.

O evento representou um momento histórico na vida de muitas crianças e suas famílias, além de mostrar o compromisso da Prefeitura com a educação do município – fomentando a integração e vivência em um processo de reflexão e inclusão de diversidades através também da prática de esportes.

Presenças – Participante da ação, esteve a coordenadora do Caps Infantil, Ingryd Cabral; o educador físico conhecido como Professor Vando; as atletas paralímpicas Maria Eduarda e Roberta, e o atleta paralímpico Jardiel, campeão das Paralimpíadas de Tóquio – Japão em 2020.

Dentre os convidados, estiveram também o professor especialista Pedro de Almeida Pereira, uma das referências no treinamento de atletas paraolímpicos no Brasil, que é inclusive treinador do velocista Petrúcio Ferreira, bicampeão olímpico dos 100 metros rasos paralímpicos; e Maripaula Araújo, representante do Atacamix, que foi um dos patrocinadores da ação.

 


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade