Portal atualizado em: 26 de abril de 2024 às 15:11h

Início Prefeitura de Sapé será parceira de projeto de requalificação do Memorial das Ligas Camponesas

Foi aprovado na Câmara dos Deputados a requalificação do Memorial das Ligas e Lutas Camponesas. O projeto m, de autoria do deputado federal Frei Anastácio, prevê o envio de recursos para a elaboração de projetos na unidade, que marca a história de luta dos agricultores de Sapé. A Prefeitura será parceira da ação e vai […]

28/08/2021 10h00 Atualizado há 3 anos atrás

Foi aprovado na Câmara dos Deputados a requalificação do Memorial das Ligas e Lutas Camponesas. O projeto m, de autoria do deputado federal Frei Anastácio, prevê o envio de recursos para a elaboração de projetos na unidade, que marca a história de luta dos agricultores de Sapé. A Prefeitura será parceira da ação e vai ajudar na gestão dos valores.

Presidente do Memorial, Alane Silva, explica que foram empenhados R$ 46 mil para a intervenção do espaço. Ela conta que a requalificação contará com a restauração, a criação e instalação de projeto expográfico, projeto luminotécnico, projeto hidráulico, além de reparos simples na estrutura, como conserto de rachaduras, ajuste de reboco e outros detalhes.

Além da gestão, os recursos serão administrados pela diretoria do Memorial e por camponeses que têm no local símbolo do esforço.  Alane ressalta que a reforma vai beneficiar toda a população e fortalecer a importância histórica do Memorial para o povo de Sapé.

“A Casa é um bem tombado e representa a história do povo do campo. Tem a representação da história de resistência, de luta por direitos, luta por terras, pela qualidade de vida. A requalificação é um símbolo de esperança e continuidade de luta”, pontua.

Ainda conforme a presidente, após finalizado o processo, a Casa será aberta para escolas, comunidades rurais e a população urbana de Sapé.

Secretário de Cultura de Sapé, Kelson Ricardo ressalta a importância do local para a identidade do povo. “A agricultura do nosso município faz parte da nossa história e foi através da luta das ligas camponesas que conseguimos conquistas e garantias. Essa valorização é necessária para sempre lembrarmos do nosso passado e continuar repassando a todas as gerações”, pontuou.

Memorial das Ligas e Lutas Camponesas – Fundado em 2006, o Memorial surgiu a partir das memórias dos camponeses. O Memorial é a única instituição do Nordeste que integra a Coalizão Internacional de Sítios de Consciência, integrando a rede internacional de museus de Direitos Humanos.