Portal atualizado em: 26 de abril de 2024 às 10:27h

Início Prefeitura de Sapé tem rede de apoio para acolhimento e prevenção de abuso sexual contra crianças e adolescentes

Secretaria de Desenvolvimento SocialSecretaria de Educação, Cultura, Esporte e TurismoSecretaria de Saúde

Em Sapé, crianças, adolescentes e suas famílias podem contar com a rede de apoio promovida pela Prefeitura Municipal, que conta com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e a Secretaria de Desenvolvimento Social. As pastas trabalham de maneira integrada e agem conforme o cenário de cada situação encontrada. O Maio […]

18/05/2023 9h13 Atualizado há 11 meses atrás

O Maio Laranja, mês de combate ao abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, foi discutido no Podcast É Sobre Sapé desta semana, que contou com os titulares das pastas que integram a rede de proteção. Além do acolhimento, o principal meio de atuação é a conscientização e prevenção.

A Secretaria de Desenvolvimento Social atua diretamente com grupos e famílias em situação de vulnerabilidade social e através de seus órgãos, como o Cras e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) mapeiam e acolhem os núcleos, ajudando tanto na prevenção e conscientização como no amparo à vítima com o Creas, trabalhando em parceria com o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).

Na Educação, a lição começa desde cedo: crianças da educação infantil já aprendem que seu corpo não deve ser tocado por estranhos e não se deve guardar segredos dos pais, informando sempre a eles qualquer situação suspeita. os alunos da rede pública municipal de todas as séries e etapas recebem palestras e ações alertando sobre o que é abuso sexual e como proceder diante de uma tentativa de violação. Os professores e gestores escolares também são instruídos a realizar uma observação ativa dos estudantes, para reconhecer sinais ou mudanças de comportamento que mereçam atenção.

Já na Secretaria de Saúde, além do atendimento de emergência no Hospital em caso de algum tipo de abuso físico, as unidades básicas de saúde também realizam campanhas informativas, onde enfermeiros conversam e orientam a família sobre o abuso sexual. Ao perceber alguma situação que precise ser avaliada de maneira mais criteriosa, as autoridades competentes são acionadas, como Conselho Tutelar e Polícia Militar.

Em participação no podcast, os representantes das pastas reforçaram a importância de que toda a população se engaje na luta e no combate ao abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes. Além dos meios conhecidos de abuso físico, o alerta foi feito ainda para que famílias observem as redes sociais de seus filhos e monitorem seu acesso à internet, que pode ser um espaço propício para que abusadores e pedófilos se aproximem dos jovens e pequenos.

Denúncia – Para denunciar qualquer caso de abuso sexual ou suspeita de um, qualquer pessoa pode ligar para o Disque 100 ou 123. A ligação pode ser feita de maneira anônima e não haverá nenhum tipo de identificação do denunciante, que pode ajudar a quebrar um ciclo de abuso e evitar que vítimas sofram na mão de seus agressores.