Portal atualizado em: 26 de setembro de 2022 às 15:01h

Prefeitura de Sapé vai realizar censo para mapear pessoas com deficiência

Início Prefeitura de Sapé vai realizar censo para mapear pessoas com deficiência

A Prefeitura de Sapé vai realizar um censo quantitativo para mapear as pessoas com deficiência no município. O anúncio aconteceu durante o podCast É Sobre Sapé, que tratou do Setembro Verde, mês de conscientização e inclusão da Pessoa Com Deficiência (PCD). O prefeito Major Sidnei reforçou a necessidade da medida para aplicar políticas públicas voltadas para a população com deficiência.

“Será uma forma de conhecer a realidade dessas pessoas e criar projetos, em parceria com a Câmara Municipal, e buscar apoio para ações a nível estadual e até federal. É uma ação de inclusão muito importante e o município dá o exemplo para que outras cidades busquem voltar o olhar para as pessoas com deficiência”, pontuou.

A iniciativa é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde(SMS) e atuará com apoio dos agentes comunitários de saúde, que durante a visita regular aos domicílios, questionarão se há algum membro da família com deficiência, e qual a deficiência. A previsão é que o censo inicie até o próximo mês e seja finalizado no primeiro trimestre de 2023.

Idealizadora do projeto, a coordenadora do Cras II, Isabella de Fátima, comemorou a implantação do censo, que vai atualizar os dados do município sobre a população PCD. “É a partir de um levantamento como esse que poderemos saber como e o quê poderemos trabalhar com políticas públicas para essas pessoas”, pontuou.

Isabella é uma pessoa com deficiência e tem usado sua experiência e trajetória profissional para abordar os direitos da pessoa com deficiência. Durante o programa, ela lançou o Manual Com Orientações Técnicas Sobre a Pessoa Com Deficiência – uma cartilha produzida por ela, que trata desde a forma correta de agir, nomenclatura, direitos da pessoa com deficiência e o que é considerado crime contra o grupo.

“Muitas vezes na minha vida o direito ao trabalho foi negado, porque as pessoas enxergam a pessoa com deficiência apenas por sua deficiência, e não vê o que ela tem, a pessoa como ela é. Apenas em 2014 fomos reconhecidos como Pessoa com deficiência e essa cartilha é para conscientizar as pessoas que somos dignas de direitos e não de pena. Somos capazes de estarmos onde queremos fazendo aquilo que sempre desejamos”, afirmou.

No PodCast – Ainda no podcast, o prefeito Major Sidnei falou sobre a preparação para o desfile cívico, que acontece no próximo domingo (9), às 15h e relembrou as ações que marcaram o final do mês de Agosto: entrega de enxovais para as gestantes que estão sendo atendidas na UBS; a Copa sapeense de futsal que já está sendo encaminhada para as semifinais; o evangeliza Sapé – evento que reuniu mais de 8 mil pessoas na Praça de Eventos; o início da ação Tapa Buraco; a sinalização das vias em fase final e a segunda etapa do asfalto.

É Sobre Sapé – O podcast é Sobre Sapé é transmitido ao vivo através do Youtube da Prefeitura, todas as segundas, às 20h. Um espaço para conversar sobre ações, obras e serviços prestados pela Prefeitura.

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade