Portal atualizado em: 19 de outubro de 2021 às 19:35h

Prefeitura distribui mudas e alerta população sobre perigos da poluição sonora

Início Prefeitura distribui mudas e alerta população sobre perigos da poluição sonora

A Prefeitura de Sapé distribuiu 200 mudas de árvores e realizou uma blitz educativa sobre os transtornos causados pela poluição sonora. As ações, nesta quarta-feira (9), deram continuidade à Semana do Meio Ambiente.

Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente com o apoio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTrans), o evento aconteceu no Pavilhão Central, e buscou fomentar o interesse das pessoas em ajudar na arborização da cidade, incentivar as boas práticas de plantio, além de conscientizar os condutores que trafegavam no centro da cidade sobre os perigos e consequências da poluição sonora.

Foram distribuídas 200 mudas de árvores nativas da região de Sapé, como Ypês rosa e amarelo, cajueiros, jenipapo, cajazeiras entre outras, juntamente com folhetos explicativos sobre as principais características das espécies encontradas e plantadas na cidade. A Secretaria de Meio Ambiente ainda entregou folhetos com dicas sobre onde plantar, como proceder à poda e a importância da rearborização para a zona urbana.

De acordo com Secretário Executivo de Meio Ambiente, Josivaldo Soares, as atividades servem para a população aderir à causa ambiental “A semana tem sido muito produtiva, há o apoio de várias autoridades e a adesão da população. Sei que é essa conscientização que a gente espera, que as pessoas deem a importância a esse assunto tão precioso que é a rearborização local”, pontuou.

A conscientização sobre os perigos da poluição sonora e os malefícios das práticas abusivas no trânsito foi feita pela SMTrans. Superintendente do órgão. Aeuson Monteiro ressalta que o assunto costuma ser pouco abordado pela sociedade. “Sapé nunca teve esse tema discutido, no tocante ao som, e queremos levantar essa pauta educativa para propiciar esse conforto aos cidadãos. Que as pessoas trabalhem com a parte sonora, mas que respeitem a paz social”, analisou.

Programação – Nesta quinta-feira (10), a Secretaria de Meio Ambiente lança a campanha ‘Adote um Copo’ e vão distribuir copos reutilizáveis nas repartições públicas da cidade – evitando o uso dos descartáveis no ambiente de trabalho.

Poluição sonora – A Lei Federal 9605/98 classifica a poluição sonora como degradação de qualquer natureza e que possa causar danos à saúde humana ou à de animais, além de destruição da flora. A pena pode ser reclusão ou multa.