Portal atualizado em: 19 de outubro de 2021 às 8:42h

Início Prefeitura distribui panfletos e firma compromisso para garantia de direitos dos idosos

A Prefeitura de Sapé, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPDI) promoveu nesta terça-feira (15) uma ação em alusão ao Dia Internacional de Combate a Violência contra a Pessoa Idosa, com entrega de panfletos e blitz educativa para conscientizar a população a respeito dos direitos dos indivíduos na terceira idade. Essa foi a primeira vez que a gestão promoveu uma campanha de conscientização no município.

A atividade foi realizada através da Secretaria de Desenvolvimento Social, que firmou, junto ao Conselho, o compromisso para revisar e elaborar políticas públicas voltadas para a comunidade idosa e prestar apoio em ações futuras.

O prefeito Major Sidnei participou da agenda e reforçou a importância da população zelar pelos idosos e buscar pela garantia de seus direitos. “A maioria das pessoas tem algum idoso na família ou entre os conhecidos, e deve entender seu papel de respeitar os direitos e também estar atento para que outras pessoas não cometam abusos”, ressaltou.

De acordo com a presidente do Conselho, Viviane Cristina Cavalcante, os abusos contra idosos podem ocorrer de diversas formas. “Há a violência física, financeira, psicológica, institucional. Essas pessoas se tornam mais vulneráveis por conta das limitações e não conseguem se defender das violações, que muitas vezes acontecem dentro de casa”, detalhou.

Secretária de Desenvolvimento Social, Denise Ribeiro lembrou que apenas as denúncias podem ajudar os órgãos a chegarem nos casos. “É fundamental acionar as autoridades, ligar, usar nossa voz na defesa dos mais velhos. É nosso dever”, apontou.

Denúncia – A notificação de possíveis casos pode ser feita através do Disque 100 – Disque Direitos Humanos, ou pelas delegacias de polícia, na Defensoria Pública e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).