Portal atualizado em: 25 de abril de 2024 às 11:33h

Prefeitura realiza ação de conscientização contra trabalho infantil em Sapé

Início Prefeitura realiza ação de conscientização contra trabalho infantil em Sapé

Prefeitura realiza ação de conscientização contra trabalho infantil em Sapé

A Prefeitura de Sapé entregou panfletos informativos e brindes à famílias da comunidade Quilombola, nesta sexta-feira (11), durante uma ação para conscientização e combate ao trabalho infantil. A iniciativa foi realizada em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho). Durante a atividade, a população foi informada sobre os perigos e […]

11/06/2021 15h32 Atualizado há 3 anos atrás

Durante a atividade, a população foi informada sobre os perigos e consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar. As equipes divulgaram ainda o Disque 100, número utilizado para denúncias de possíveis casos desse tipo de crime.

O catavento, símbolo da campanha contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo, foi distribuído para as crianças. Secretária de Desenvolvimento Social, Denise Ribeiro ressalta que o objeto simboliza a alegria da infância, que deve ser preservada e valorizada por todos ao redor da criança.

“A responsabilidade é de todos nós, garantir esse desenvolvimento seguro, sem traumas. Por isso, além de fazer pelos que estão ao nosso redor, é nosso dever denunciar em caso de perceber alguma situação que mereça uma atenção dos órgãos fiscalizadores”, explicou.

A atividade foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e teve o apoio dos órgãos de assistência – Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Para evitar a contaminação e transmissão do novo coronavírus, a ação seguiu todos os protocolos sanitários.

Denúncia – Em Sapé, além do Disque 100, o Conselho Tutelar pode ser acionado através do numero: (83) 9 8176-5450. O denunciante não precisa se identificar.

Trabalho Infantil – É considerado uma forma de violência, pois acarreta danos físicos e psicológicos, transforma as crianças e os adolescentes em adultos precoces, podendo submetê-los a situações extremas que afetam o processo de crescimento e desenvolvimento. Deixa marcas na infância que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e perduram até a vida adulta. Traz graves consequências à saúde, à educação, ao lazer e à convivência familiar.