Portal atualizado em: 26 de abril de 2024 às 10:27h

Início Prefeitura realiza ação educativa sobre o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Município realizou uma ação educativa nesta sexta-feira (10), chamando atenção da população sobre o trabalho infantil. No próximo domingo (12), é celebrado o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e a proposta da Prefeitura é alertar as pessoas para a prática que é ilegal. “Trabalho não […]

11/06/2022 9h21 Atualizado há 2 anos atrás

“Trabalho não é coisa de criança. Muitas pessoas ainda têm uma visão distorcida sobre isso e nosso alvo é atingir o maior número de pessoas para que essa mentalidade mude”, explicou a secretária da pasta, Denise Ribeiro, reforçando que a dinâmica consistiu na distribuição de panfletos educativos junto às pessoas que circulavam nas imediações do Pavilhão Central, no centro da cidade.

Entre os assuntos da ação, foi destaque os tipos de exploração de trabalhos mais comuns na infância; os direitos das crianças e dos adolescentes; como denunciar os casos; e os danos causados as crianças expostas ao trabalho de forma precoce.

Sobre a importância da atividade, a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Maria Jussara, explicou sobre os riscos da exposição de crianças ao trabalho precocemente. “Embora muitos achem que não é errôneo. A exploração do trabalho infantil afasta a criança da escola, do lazer, e a deixa vulnerável a situações de riscos como acidentes, e demais tipos de explorações e abusos. Essa temática é importante e precisamos combater esse tipo de conduta, pois o papel de prover uma família é dos responsáveis, e lugar de criança é na escola”, pontuou.

A data 12 de junho foi instituída como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002 para conscientizar a sociedade, trabalhadores, empregadores e governos do mundo todo. No Brasil a data foi instituída pela Lei Nº 11.542/2007.