Portal atualizado em: 25 de abril de 2024 às 11:33h

Início A Prefeitura Prefeitura realiza caminhada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo

A Prefeitura de Sapé realiza na próxima sexta-feira (1º) uma caminhada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, que tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação, organizada […]

31/03/2022 7h00 Atualizado há 2 anos atrás

A Prefeitura de Sapé realiza na próxima sexta-feira (1º) uma caminhada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, que tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, terá concentração na Praça João Pessoa, às 16h.

“Estamos convidando toda a população, em especial os autistas e seus familiares, para uma caminhada em alusão ao Mundial de Conscientização Sobre o Autismo. Pedimos que as pessoas se vistam de azul para participar desse evento em defesa das pessoas autistas”, destacou o secretário de Saúde, David Roberto.

segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), hoje essa condição atinge 1 em cada 160 crianças no mundo e 2 milhões de pessoas só no Brasil. Os sintomas aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros 5 anos de vida.

O autismo — O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno.

Dia de Conscientização – Em 2007, a ONU declarou todo 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, quando cartões-postais do mundo todo se iluminam de azul. Ela tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.