Portal atualizado em: 6 de dezembro de 2022 às 11:43h

Prefeitura realiza mutirão de exames para mulheres em alusão ao Outubro Rosa

Início Prefeitura realiza mutirão de exames para mulheres em alusão ao Outubro Rosa

Prefeitura realiza mutirão de exames para mulheres em alusão ao Outubro Rosa

PROCON MunicipalProcuradoria Geral do MunicípioSecretaria de Desenvolvimento SocialSecretaria de Educação, Cultura, Esporte e TurismoSecretaria de FinançasSecretaria de Meio Ambiente e InfraestruturaSecretaria de Mobilidade UrbanaSecretaria de PlanejamentoSecretaria de Saúde

Autor: Assessoria

Prefeitura realiza mutirão de exames para mulheres em alusão ao Outubro Rosa

A Prefeitura de Sapé está realizando nesta terça-feira (17) um mutirão com serviços de ultrassonografia de mama, mamografia, exame transvaginal, citológico, além da vacinação para mulheres. A ação acontece em alusão à campanha do ‘Outubro Rosa’ na Policlínica Municipal Monsenhor Odilon Alves Pedrosa e atende cerca de 400 mulheres.  A atividade foi organizada pela Secretaria […]

18/10/2022 17h06 Atualizado há 2 meses atrás

A Prefeitura de Sapé está realizando nesta terça-feira (17) um mutirão com serviços de ultrassonografia de mama, mamografia, exame transvaginal, citológico, além da vacinação para mulheres. A ação acontece em alusão à campanha do ‘Outubro Rosa’ na Policlínica Municipal Monsenhor Odilon Alves Pedrosa e atende cerca de 400 mulheres.

 A atividade foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e atendeu mulheres encaminhadas pelo Programa de Saúde da Família (PSF). Também foi ministrada palestra educativa além de atendimento com nutricionista e educador físico. 

Titular da pasta, Franci Araújo destaca a importância de promover o cuidado com a mulher e trazer conscientização sobre o autocuidado e medidas simples que podem salvar vidas. “Buscamos trazer exames que contemplam a saúde da mulher como um todo, e também munir essas mulheres de informação, para que se cuidem e saibam identificar sinais que algo que precisa de atenção, pontuou. 

A diretora da Policlínica, Letícia Nascimento, ressaltou o compromisso da gestão municipal em acompanhar as mulheres sapeenses na prevenção do câncer de mama. “Estamos trazendo o cuidado bem como o combate ao câncer de mama. A ação vem demonstrar a importância da prevenção e mostrar que Sapé tem lugar para fazer a prevenção. A Policlínica oferece consultas com a mastologista duas vezes por mês, além das mamografias” afirmou. 

Além da programação de hoje, voltada exclusivamente para o “Outubro Rosa”, a Policlínica Municipal Monsenhor Odilon Alves Pedrosa oferece todo mês cerca de 100 exames de mamografia por meio da unidade móvel de saúde. Para ter o acesso ao exame de mamografias, basta procurar o posto de saúde mais próximo, solicitar a requisição do exame e comparecer no dia previamente estabelecido. 

O evento de hoje tem como objetivo fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero, além de desmistificar conceitos em relação à doença. 

Câncer de mama – De acordo com o Ministério da Saúde, para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. A taxa de mortalidade, ajustada pela população mundial, foi de 11,84 óbitos a cada 100 mil mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, onde se registrou 12,64 e 12,79 óbitos a cada 100 mil mulheres, respectivamente.

Confira as fotos:


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade