Portal atualizado em: 19 de abril de 2024 às 12:39h

Início Prefeitura realiza mutirão de mamografia e ultrassonografia em Sapé

Prefeitura realiza mutirão de mamografia e ultrassonografia em Sapé

A Secretaria de Saúde de Sapé vai promover um mutirão de mamografia e ultrassonografia para as mulheres do município. A pasta vai intensificar os serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de cada bairro e realizará ainda uma ação especial em alusão ao mês. As atividades acontecem em alusão ao ‘Outubro Rosa’, mês de […]

06/10/2022 16h14 Atualizado há 2 anos atrás

A Secretaria de Saúde de Sapé vai promover um mutirão de mamografia e ultrassonografia para as mulheres do município. A pasta vai intensificar os serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de cada bairro e realizará ainda uma ação especial em alusão ao mês. As atividades acontecem em alusão ao ‘Outubro Rosa’, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Recentemente, o mês também passou a abordar o câncer do colo de útero, promovendo conscientização sobre as doenças e proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico.

Além dos trabalhos de conscientização realizados nas UBSs, está sendo preparada uma ação especial para 18 de outubro, onde as mulheres cadastradas através do Programa de Saúde da Família (PSF) terão direito a realizar mamografia e ultrassonografia da mama, na Policlínica Monsenhor Odilon Alves Pedrosa. Será oferecido ainda os serviços de aferição de pressão arterial e glicemia capilar, avaliação nutricional, atividade física ao ar livre e realização de exame citológico. A atividade está prevista para acontecer das 8h às 15h e os serviços serão gratuitos.

“O outubro rosa é um mês que trabalhamos bastante com as mulheres aqui de Sapé. É importante conscientizar sobre os riscos do câncer de mama e do colo de útero. É imprescindível que as mulheres procurem os exames através da UBSs. Nossas equipes estarão de prontidão para encaminhar aquelas que apresentarem algum sintoma que tenha necessidade de uma avaliação mais detalhada. A prevenção ainda é o melhor remédio.“, pontuou a secretária de saúde, Franci Araújo.

Câncer de mama – De acordo com o Ministério da Saúde, para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. A taxa de mortalidade, ajustada pela população mundial, foi de 11,84 óbitos a cada 100 mil mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, onde se registrou 12,64 e 12,79 óbitos a cada 100 mil mulheres, respectivamente.