Portal atualizado em: 21 de setembro de 2021 às 15:47h

Início Prefeitura realiza testagem preventiva da covid-19 no Fórum; 12 testam positivo e juiz suspende julgamento

A Prefeitura de Sapé tem realizado testagem rápida para diagnóstico do novo coronavírus na população e, nesta quinta-feira (11), examinou pessoas que participariam do júri no Fórum Desembargador Joaquim Sérgio Madruga, entre elas jurados, funcionários e demais participantes. A ação preventiva realizou o teste em 60 pessoas e identificou que 12 estavam infectadas pela covid-19, o que corresponde a 20% dos que estiveram no local. O resultado levou a suspensão do julgamento.

Com a identificação das pessoas infectadas, o juiz Renan do Vale achou prudente cancelar o júri, em virtude do risco de transmissão da doença naquele recinto. As pessoas que tiveram contato com os contaminados foram orientadas a seguir todas as medidas das autoridades sanitárias e se manter em quarentena pelos próximos 14 dias.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a ação, realizada pela Vigilância em Saúde e coordenada por Francileide Maria de Araújo Alves, tinha o foco nas pessoas que são assintomáticas e acabam propagando a doença por não saber do diagnóstico. A coordenadora de Saúde, Maria Aparecida Menezes, ressaltou que as testagens rápidas vão continuar acontecendo de forma preventiva, para resguardar a população e evitar a proliferação do vírus.

O município de Sapé tem tomado medidas severas para reduzir os casos de coronavírus. Nesta semana, a Prefeitura instituiu Plano de Enfretamento da covid-19 e Protocolos de Funcionamento de Atividades, que prevê normas a serem adotados para diversos segmentos, a exemplo de escolas, comércio e funcionamento dos órgãos públicos. Também suspendeu o ponto facultativo e as festividades durante o Carnaval. Até esta quinta-feira (11), foram registradas 1.630 ocorrências do vírus na cidade.