Atualizado em: 6 de maio de 2021 às 15:00h
Encontre o que você precisa aqui:

Início Prefeitura reduz custos e otimiza serviço de coleta de lixo; confira o calendário

A Prefeitura de Sapé tem buscado reduzir os custos das operações através de medidas para evitar desperdícios e diminuir gastos nas despesas públicas. Nesse sentido, a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura também tem adotado diretrizes com esse objetivo e recentemente contratou um veículo para realizar o serviço de coleta de entulhos. A previsão da economia no recolhimento de entulhos é de R$22 mil por mês.

Conforme o titular da pasta, João Costa, com a ação, o serviço era realizado por uma empresa terceirizada e com a contratação do veículo, haverá uma redução de custos de 31%. “Vamos economizar no pagamento da retirada desse tipo de resíduo, que são na maioria, entulhos e poda de árvore”, ressaltou.

Ainda conforme o secretário, uma outra solução aplicada para aumentar a produtividade foi a de designar um servidor para fiscalizar e acompanhar os serviços da empresa responsável pelas coletas.

Em Sapé, a coleta de lixo domiciliar acontece de segunda-feira a sábado, com programações que incluem os dois caminhões do modelo compactador e duas caçambas basculantes. Confira os trechos da coleta:

Segunda, quarta e sexta-feira:
Caminhão 1 – Corredores principais: Rua Orcine Fernandes, Av. Com. Renato Ribeiro (do sinal até a cidade cristã), avenida Cap. Felix Antonio, Rua Padre Zé Ferino / Conjunto por trás do Bolsa Família e Nova Brasília;

Caminhão 2 – Corredores principais: Av. Com. Renato Ribeiro (novo binário), Av Getúlio Vargas/ Caixa D’água, Jarambada, Rua Nova

Centro (todo) iniciando na Praça J. Pessoa, Samu, Feira, Repasse na Av Com. Renato Ribeiro, Av. Capitão Felix Antonio.

Caçamba Basculante: Cuba de Cima/Cidade Cristã/Lot. Augusto dos Anjos 1 e 2, Cuba de Baixo/ Lot. Brisas do Vale / Renê Baunilha, Multirão II, Portal II, Buraco de Gilmar (por trás da Honda), Rua Castro Pinto

Caçamba na Zona rural: Padre Gino / 21 de abril/ Barra de Antas/ Nova Vivência/Usina Santa Helena

Terça, quinta e sábado:

Caminhão 1 – Corredores principais: Nova Brasília (só as principais: R. Antônio Augusto Meireles. R Lauro da Silva Torres, em torno da feira livre) / Renato Ribeiro / Abel Cavalcante (todo) e Rua Padre Zé Ferino Maria

Caminhão 2 – Corredores principais: Av. Com. Renato ribeiro – novo binário / Av. Getúlio Vargas / Jardim das Águas, Conjunto José Feliciano / Centro (todo) iniciando na praça J. Pessoa, Samu, Feira, repasse na av. Com. Renato Ribeiro, Av. Capitão Felix Antônio.

Caçamba: Bela Vista, Terra Nova, Alto do Macaco, Bar da Charque / Santa Marina/ Coqueiros (Pina-Saft)

Caçamba Zona Rural: Renascença/ Sapucaia/ Tira Couro / Lagoa do Felix/ Inhauá/ Sitio Pedras