Portal atualizado em: 7 de dezembro de 2021 às 16:22h

Início Prefeitura tem programação especial durante Setembro Amarelo e programas em prol da saúde mental

No mês de prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Sapé destaca a importância da saúde mental para a qualidade de vida e relembra os serviços ofertados pela rede pública para a população. Também neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação nas unidades com palestras e atividades terapêuticas para os usuários.

O Centro de Atenção Psicossocial em Sapé (Caps) tem, a partir desta segunda-feira (6), um cronograma de debates que dura toda a semana. No primeiro dia, o assunto será o Setembro Amarelo: o objetivo da data, os motivos por trás do suicídio e como ajudar pessoas com esse tipo de pensamento. O tema será tratado também nos outros dias, com diálogos e ATIVIDADES como dança terapêutica, arteterapia e oficina de terapia.

No Centro de Reabilitação Clínica e Intelectual (CEII), haverá na quarta-feira (8) acolhimento e palestra sobre a importância do autocuidado em tempos de pandemia.

Assistência Social – A Secretaria de Desenvolvimento Social atua na conscientização e também no acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade social que possuam alguma doença psicológica. A pasta possui uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos que oferecem atendimentos especializados aos usuários dos órgãos sob sua coordenação. De acordo com a secretária executiva, Mariluce Figueiredo, os programas funcionam em parceria com a Secretaria de Saúde, fazendo o encaminhamento conforme as necessidades dos núcleos.

Confira a programação da Semana Alusiva ao Setembro Amarelo:

Caps TM
08h30 – Palestra para usuários do Serviço
09h30 – Oficina terapêutica
Tema: Entendendo o Setembro Amarelo

8h30 – Palestra para usuários do Serviço
9h30 – Dança terapêutica
Tema: Tem algo que eu possa fazer para te ajudar?
13h30 – Palestra para familiares do Serviço
14h30 – Musicoterapia
Tema: A família como rede de apoio em favor da vida

Quinta-feira (9)
8h30 – Palestra para usuários do Serviço
9h30 – Oficina Terapêutica
Tema: É hora de estimular a saúde mental
13h30 – Palestra para familiares do Serviço
14h30 – Arteterapia
Tema: Caps, família e usuários de mãos dadas em favor da valorização da vida

CAPS AD III

Segunda-feira (6)
Tema: Setembro Amarelo – todos pela vida.
Realização de palestras e dinâmicas em grupos

Quarta Feira (8)
Tema: Valorização à vida
Realização de rodas de conversa e dinâmicas em grupos