Portal atualizado em: 8 de maio de 2024 às 9:20h

Início Primeira Conferência Intermunicipal de Cultura em Sapé destaca Democracia e Direito à Cultura

Nesta sexta-feira (29), Sapé sediou a 1° Conferência Intermunicipal de Cultura, cujo o tema foi “Democracia e Direito à Cultura”. O evento ocorreu no Centro Cultural e foi marcado por momentos de celebração e discussões significativas. A abertura solene ficou a cargo da centenária Banda Marcial Santa Cecília, que trouxe ainda mais brilho, encanto e […]

30/09/2023 9h46 Atualizado há 7 meses atrás

A abertura solene ficou a cargo da centenária Banda Marcial Santa Cecília, que trouxe ainda mais brilho, encanto e cultura para o evento. Autoridades estiveram presentes, incluindo o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Sapé, Marcone Pessoa, o secretário Executivo de Cultura, Kelson Ricardo, o secretário de Cultura de Mari, Manoel Batista, o secretário de Cultura de Mulungu, Jaciele, a secretária de Cultura de Lucena, Ernestina, e representando a cidade de Sobrado, Ineydja. Também marcou presença o vereador Davyd Matias, representando o poder legislativo, juntamente com o secretário Executivo de Administração, Roniere Pereira, e o ativista cultural Paulo Ró.

Através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Sapé, em parceria com as cidades vizinhas de Mari, Sobrado e Mulungu, foram eleitos delegados para representar a região na Conferência Nacional de Cultura (CNC), que ocorrerá em dezembro, em Brasília.

Os debates da CNC serão conduzidos com base em seis eixos nacionais, que abordam temas cruciais para a cultura do país: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e participação social; Identidade, patrimônio e memória; Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural; Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; e, por fim, Direito às artes e às linguagens digitais.

Além das discussões citadas, o evento também marcou o lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo, criada para incentivar os agentes culturais e minimizar as consequências da pandemia de COVID-19 no Brasil. Os detalhes do edital estarão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Sapé a partir da próxima segunda-feira, 2 de outubro.

Durante o evento, Kelson Ricardo, secretário Executivo de Cultura de Sapé, enfatizou: “Esta conferência é um marco para nossa cidade e região. Estamos unindo esforços para promover a cultura, a diversidade e garantir que todos tenham acesso aos bens culturais. É um passo importante em direção a uma sociedade mais justa e culturalmente rica”, disse.

A vice-prefeita de Sapé, Lenilda Leôncio, destacou a importância do evento para a promoção da cultura e da democracia na região. “A cultura é a essência de nossa cidade, e esta conferência é um testemunho do compromisso de Sapé com a diversidade cultural e o direito à expressão artística. Estamos orgulhosos de sediar este momento histórico e ansiosos para ver os frutos deste encontro cultural”, concluiu.
Avaliado pelos presentes, o evento foi um sucesso, unindo autoridades, agentes culturais e a sociedade civil em prol do fortalecimento da cultura local e da promoção da democracia cultural.

Confira os representantes eleitos para as delegações:

Delegados da 1 Conferência Intermunicipal de Cultura de Sapé: Governamental – Titulares: Manoel Batista, secretário de Cultura de Mari e Kelson Ricardo, secretário executivo de Cultura de Sapé

Suplentes Governamental: Inyedja, Diretora de cultura de Sobrado e Jaciele Cruz, secretaria de cultura de Mulungu

Delegados da 1 Conferência Intermunicipal de Cultura de Sapé: Sociedade Civil- Titulares: Edno Luna, compositor e escritor de Sobrado  e Alane Lima, Diretora do Memorial das Ligas Camponesas de Sapé.