Portal atualizado em: 8 de maio de 2024 às 9:20h

Início Procon Sapé reúne representantes de bancos para debater reclamações apresentadas pela população

PROCON Municipal

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Sapé) realizou nesta quinta-feira (2), na sede do órgão, um encontro com representantes das agências dos bancos Caixa Econômica Federal e Bradesco, situadas no município, para propor o alinhamento de melhorias na conduta dos atendimentos oferecidos aos usuários. Com denúncias chegando de forma expressiva, o encontro […]

03/02/2023 9h23 Atualizado há 1 ano atrás

Com denúncias chegando de forma expressiva, o encontro teve o objetivo de fomentar o início do processo educativo e humanizado de atendimento, preservando e defendendo o direito dos consumidores. Entre as maiores reclamações dos consumidores junto ao Procon Sapé estão: o não cumprimento do tempo previsto na Lei das Filas, que regulamenta o tempo de espera em filas de banco; e a prática de golpes de empréstimos feitos diretamente no caixa eletrônico.

De acordo com a secretária do Procon, Layz Freitas, medidas já estão sendo tomadas para o controle das problemáticas apresentadas. “Nessa reunião foram traçadas algumas estratégias para que os consumidores esperem menos tempo nas filas e para tentar inibir de forma mais eficiente a prática de golpes. Sobre a infraestrutura da agência da Caixa Econômica, ressaltou que o gerente geral da agência de Sapé informou, de antemão, que está pleiteando um prédio maior, para dispor de mais espaço e atendentes, visando acomodar os clientes e agilizar o atendimento para redução das filas. O Procon sapé acompanhará esse processo das futuras instalações da nova agência da Caixa na cidade”, disse.

Ainda, segundo a titular da pasta, para evitar fraudes, é interessante que os usuários se dirijam até o setor bancário e façam o cadastramento da biometria, sendo essa única e exclusiva; caso alguma pessoa tenha acesso ao cartão e senha fica impedida de utilizá-lo se a biometria estiver ativa como protocolo de segurança.

Layz Freitas informou ainda que na Caixa Econômica Federal do município há uma média de 2,5 mil cartões de benefícios sociais esperando para serem retirados e pediu à população que se dirija à agência para retirá-los. Com o cartão em mãos, o usuário consegue resolver suas solicitações junto ao caixa eletrônico, não havendo necessidade de aglomerações de filas no interior da agência para atendimento nos caixas.

Em caso de dúvidas, denúncias e reclamações, os consumidores podem procurar o Procon Municipal, no Mel Shopping, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h no período da manhã, e de 13h às 16h no período da tarde de forma presencial, ou através da linha telefônica (83) 99406-2257.

Lei da Filas – Na legislação estadual 9.426/2011, é resguardado ao consumidor o tempo de espera de até 20 minutos em dias normais, e 30 minutos em  véspera e depois de feriados.