Portal atualizado em: 21 de setembro de 2021 às 15:47h

Projeto ‘Protagonize’ prepara jovens de Sapé para mercado de trabalho

Início Projeto ‘Protagonize’ prepara jovens de Sapé para mercado de trabalho

A Prefeitura de Sapé lançou, nesta quinta-feira (19), o projeto ‘Protagonize’, que foca na preparação dos jovens para o mercado de trabalho. A ação é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social com o vereador Davyd Matias e com a Itec Cursos.

A programação do primeiro encontro para preparação de jovens para vida e mercado de trabalho contempla pautas voltadas para identificação de perfis e competências do século XXI, elaboração de currículos, equilíbrio comportamental em entrevistas, além de análise das atividades trabalhistas.

Presente no evento, o prefeito de Sapé, Major Sidnei Paiva, reforçou o compromisso da gestão municipal em firmar parcerias com novas empresas para gerar mais empregos na cidade, além de confirmar concurso público para a Guarda Municipal. “A prefeitura sempre vai apoiar a abertura de novas vagas de trabalho. Estamos trabalhando e monitorando novas empresas que já apontaram interesse em vir para Sapé. Esperamos que cerca de 250 novos empregos sejam criados em nossa cidade. Aproveito a oportunidade para dizer que vocês podem estudar, pois, em breve estaremos abrindo concurso para a Guarda Municipal”, pontuou.

Segundo o idealizador do Protagonize e vereador, Davyd Matias, a ação busca também potencializar as habilidades sociais dos jovens de Sapé. “A promoção desse evento é para que os jovens do nosso município, além de adquirirem conhecimento técnico para seu futuro profissional, aprendam mais sobre si mesmos, sobre a sociedade em que vivemos. É um momento de reflexão sobre a vida, pois os jovens são fortes, guerreiros e agora vão estar preparados”, afirmou.

De acordo com a secretária da pasta, Denise Ribeiro, o curso tem duração de dois dias e é voltado para jovens que são acompanhados pelo serviço de assistência social do município. Ao todo, são 100 pessoas contempladas com a capacitação nesse primeiro momento.

“Muitos jovens foram prejudicados profissionalmente pela pandemia do novo coronavírus, de modo que não conseguiram iniciar um emprego devido a dificuldade desse momento. Esse curso vai ajudar na preparação, mostrando como se portar diante de uma entrevista, como construir um currículo de credibilidade”, detalha.

Mercado de trabalho e pandemia – De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a crise econômica decorrente da covid-19 afetou mais os jovens do que qualquer outro grupo. Segundo a OIT, em todo o mundo 1 em cada 6 jovens deixou de trabalhar durante a pandemia.

Outro levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que a taxa dos ‘nem-nem’ cresceu de 23,66% no último trimestre de 2019 para 29,33% no segundo trimestre de 2020, o que é considerado um recorde histórico.