Portal atualizado em: 2 de dezembro de 2022 às 14:41h

Rede Municipal de Ensino de Sapé realiza atividades em alusão às Ligas Camponesas

Início Rede Municipal de Ensino de Sapé realiza atividades em alusão às Ligas Camponesas

Rede Municipal de Ensino de Sapé realiza atividades em alusão às Ligas Camponesas

PROCON MunicipalProcuradoria Geral do MunicípioSecretaria de Desenvolvimento SocialSecretaria de Educação, Cultura, Esporte e TurismoSecretaria de FinançasSecretaria de Meio Ambiente e InfraestruturaSecretaria de Mobilidade UrbanaSecretaria de PlanejamentoSecretaria de Saúde

Autor: Assessoria

Rede Municipal de Ensino de Sapé realiza atividades em alusão às Ligas Camponesas

Acontece em Sapé até a próxima sexta-feira (29), a III Semana das Ligas Camponesas, que neste ano, relembra os 60 anos de morte de João Pedro Teixeira. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (SEDCET) com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação Popular […]

27/07/2022 11h25 Atualizado há 4 meses atrás

Acontece em Sapé até a próxima sexta-feira (29), a III Semana das Ligas Camponesas, que neste ano, relembra os 60 anos de morte de João Pedro Teixeira. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (SEDCET) com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação Popular (GEMSEP), além de estudantes, professores, associações e organizações camponesas.

A programação segue quatro eixos, sendo eles: Simbolismo nas Ligas Camponesas; A educação na trilha da liberdade; Resistência dos Mártires da Terra e 60 anos do assassinato de João Pedro Teixeira. De acordo com a Secretaria de Educação, a Semana busca fomentar a memória dos mártires das lutas camponesas na região de Sapé, Marí, Sobrado e Riachão do Poço.

“A história das Ligas Camponesas deve ser sempre relembrada e repassada para as gerações. Isso fortalece a identidade do povo e não permite que o histórico de luta seja apagado. A maior riqueza de um local está em sua história”, pontuou o secretário de Educação, Marcone Pessoa.

A inclusão da Semana das Ligas Camponesas no calendário educativo é uma proposta de iniciativa do município de Sapé, que busca trabalhar as ações educativas no currículo das escolas, como conteúdo da educação para a democracia.

História – A Liga Camponesa de Sapé surgiu no final da década de 1950, como uma tentativa de conscientização dos camponeses a se organizarem, para que unidos pudessem lutar contra os excessos abusivos praticados pelos proprietários de terra ao homem e mulher do campo. No inicio, era uma associação de caráter beneficente, mas depois se tornou um símbolo de movimento de resistência, levando outras cidades a aderir as Ligas Camponesas, como forma de reivindicarem por melhores condições de trabalho no campo.

João Pedro Teixeira – Assassinado em 2 de abril de 1962, na rodovia Café do Vento, em Sapé. O líder camponês João Pedro Teixeira se tornou referência na luta pela dignidade dos trabalhadores do campo. Nasceu no dia 4 de março de 1918, em Pilõezinhos, na Paraíba. Era filho de Maria Francisca da Conceição e de João Teixeira, do qual herdou o mesmo nome. Foi casado com Elizabeth Teixeira com quem teve 11 filhos. Foi o líder-fundador da primeira liga camponesa na Paraíba, fundada no Município de Sapé, que tinha a denominação oficial de “Associação dos Lavradores e Trabalhadores Agrícolas de Sapé” e chegou a contar com mais de sete mil sócios.

 

Confira as fotos:


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade