Portal atualizado em: 18 de outubro de 2021 às 13:00h

Sapé adere a programa de capacitação e valorização de catadores de recicláveis

Início Sapé adere a programa de capacitação e valorização de catadores de recicláveis

A Prefeitura de Sapé deu início, nesta quinta-feira (27) ao projeto Reciclo – Despertando Municípios, que desenvolve ações de educação ambiental, saúde pública, valorização e capacitação dos catadores recicláveis. Nesta primeira etapa, foi realizada uma entrevista com os catadores da cooperativa de reciclagem da cidade, para que seja feito um diagnóstico do perfil socioeconômico e psicossocial dos trabalhadores. Durante a atividade, foram distribuídas cestas básicas.

O Projeto Reciclo é iniciativa da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e tem a adesão da Prefeitura de Sapé. Os pilares do projeto buscam melhorar a renda dos catadores e ainda conscientizar a população sobre a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais.

Em Sapé, o projeto é acompanhado pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Denise Ribeiro, titular da pasta, detalha que no município, o Reciclo vai atuar para fortalecer a valorização dos catadores. “É uma forma de desenvolver essa atividade em nossa cidade e ajudar na garantia de renda dos trabalhadores”, pontuou.

Entre as ações previstas estão workshops com foco nas áreas de educação, saúde e assistência social, e no final, será apresentado os resultados das capacitações e o diagnóstico socioeconômico e demográfico dos catadores de material reciclável. O projeto tem duração prevista até 2022.