Portal atualizado em: 7 de dezembro de 2021 às 16:22h

Sapé capacita catadores de recicláveis em parceria com Famup

Início Sapé capacita catadores de recicláveis em parceria com Famup

Cerca de 35 catadores de recicláveis de Sapé recebem nesta terça-feira (10) capacitação através do projeto Reciclo – parceria entre a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a Prefeitura Municipal que ocorre através do Fundo de Direitos Difusos da Paraíba.

O primeiro encontro ocorre no Centro Cultural Sapeense. Na reunião, as palestras apresentadas têm como foco os princípios fundamentais da cooperatividade, o fortalecimento das relações coletivas, a valorização do trabalho em equipe, e a importância dos catadores seletivos no processo de reciclagem.

O projeto Reciclo tem como uma das finalidades fortalecer a relação entre os catadores de recicláveis, a sociedade, e a gestão municipal, bem como em diminuir a vulnerabilidade social e alimentar dessa parcela da população.

Presente no encontro, o prefeito Sidnei Paiva corroborou com a iniciativa do projeto e reforçou a importância da consciência ambiental dos profissionais da coleta seletiva. “Estamos sempre dispostos a estabelecer parcerias importantes como essa da Famup com o Ministério Público e a Prefeitura de Sapé. Meus parabéns a todos por essa cultura do aproveitamento. Meu respeito e admiração a todos vocês” afirmou.

O assessor técnico da Famup, Normando Vitorino, ressaltou a receptividade e a colaboração do prefeito Major Sidnei com projeto. “Gostaria de agradecer ao carinho e ao acolhimento que a prefeitura de Sapé, em especial ao Major Sidnei, está nos dando; a nós da Famup e a todos os catadores aqui do município. Muito obrigado a todos os envolvidos”, agradeceu.

A secretária de Desenvolvimento Social, Denise Ribeiro, exaltou o trabalho dos catadores de recicláveis e reiterou o compromisso com o segmento. “Estão realizando um lindo trabalho em nosso município. O trabalho é árduo, mas é muito bem feito. Gostaria de dizer que nossa secretaria estará sempre a disposição de vocês, para ajudar, ouvir as reivindicações e também para aprender”, pontuou.

Já o presidente da associação da coleta seletiva de Sapé, Cezário Domingos, confirmou a relevância do projeto. “Um evento como este é tudo, já que nos dá a esperança de colocar o pão na mesa a cada dia. A capacitação leva a gente para o futuro, nos faz entender ainda mais a nossa profissão, e como ela é importante”, avaliou.

Além das palestras lúdicas, a programação elaborada pela secretaria de Desenvolvimento Social juntamente com a equipe técnica da Famup, teve acolhimento com café da manhã, almoço para os participantes e a distribuição de ajuda de custo para auxiliar na segurança alimentar das famílias dos catadores.