Portal atualizado em: 30 de abril de 2024 às 12:44h

Início Sapé celebra 140 anos de Augusto dos Anjos a partir desta quarta-feira

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo

Sapé celebra 140 anos de Augusto dos Anjos a partir desta quarta-feira

A Prefeitura de Sapé dará início nesta quarta-feira (17) à programação de eventos que de celebração aos 140 anos do nascimento do poeta e escritor sapeense Augusto dos Anjos. A semana dedicada ao paraibano do século XX terá declamação de poemas, sarau de cordel, oficina de xilogravura, apresentações musicais e de teatro, além da participação […]

17/04/2024 9h00 Atualizado há 2 semanas atrás

A semana dedicada ao paraibano do século XX terá declamação de poemas, sarau de cordel, oficina de xilogravura, apresentações musicais e de teatro, além da participação da Banda Santa Cecília, grupo centenário do município que também faz parte da história, arte e cultura de Sapé.

A programação, elaborada pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (Sedcet), inicia, nesta quarta-feira (17) às 19h no Pavilhão Central, com momento de canções com Elias Santos e declamações de poesias de Augusto com alunos da rede de ensino municipal, estadual e também particular.

No último dia, sábado (20), haverá uma série de atividades no Memorial Augusto dos Anjos, incluindo uma feira de artesanato, palestra, poesias cantadas e pôr do sol com a Banda Santa Cecília.

Augusto dos Anjos – Considerado um dos maiores poetas brasileiros da história, Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos, nasceu em 20 de abril de 1884, no antigo engenho Pau D’Arco, atual município de Sapé. Em 1912 lançou a sua primeira e única obra, intitulada “Eu”.

Por não se enquadrar em nenhum gênero literário da época, foi chamado de poeta “inclassificável”. Atualmente é identificado como o único poeta pré-modernista brasileiro, e revelava em seus poemas a desesperança e a angústia. Faleceu em 1914, aos 30 anos, na cidade de Leopoldina, em Minas Gerais, em decorrência de uma pneumonia.

Confira a programação completa:

DIA 17/04 – Quarta-Feira

Local: Pavilhão Central — Praça Joaquim
Simões
Horário: 19h
Abertura da Semana dos 140 anos do nascimento do Poeta do Século Augusto dos Anjos
Ação Cultural: Elias Santos canta Augusto
Ação Cultural: Declamações dos alunos
das Escolas: Municipal, Estadual e Particular:

DIA 18/04 – Quinta-feira
Local: Praça João Pessoa
Ação Cultural: Sarau de Cordel
Performance de Augusto dos Anjos com
Professor Jailson Cândido, alunos da EJA da E.M.E.F Alfredo Coutinho
Professora e Poetisa Lúcia Freitas.
Encerramento: 21h

DIA 19/04- Sexta-feira
Local: Prédio da ETN
Horário: 08h