Portal atualizado em: 21 de abril de 2024 às 14:21h

Início Sapé realiza II Encontro da Controladoria Geral do Município

Sapé realiza II Encontro da Controladoria Geral do Município

A prefeitura de Sapé promoveu nesta sexta-feira (19), o II Encontro da Controladoria Geral do Município. O evento aconteceu no auditório do Ministério Público em Sapé e faz parte dos módulos de capacitações desenvolvidas pela CGM.   Com o tema, “Ouvidoria Pública: Esfera de Participação e Controle Social” a reunião teve como intuito esclarecer os […]

20/05/2023 9h05 Atualizado há 11 meses atrás

Com o tema, “Ouvidoria Pública: Esfera de Participação e Controle Social” a reunião teve como intuito esclarecer os principais pontos da Lei de Proteção ao Usuário do Serviço Público, o conceito e as diretrizes da prestação do serviço público, bem como apresentar a plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso a Informação “Fala.BR” aos colaboradores das diversas secretarias municipais e agentes de outras cidades do estado que participaram do encontro.

A formação foi conduzida pelo Coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção da Controladoria Geral da União na Paraíba, Rodrigo Paiva, e pelo Auditor da CGU, Walber Alexandre, que demonstraram conceitualmente e por meio de exemplos, situações corriqueiras e peculiares enfrentadas pelas ouvidorias, como também expuseram a funcionalidade da plataforma “Fala.BR”, que será a mais nova ferramenta de comunicação entre a Ouvidoria de Sapé e o cidadão.

Criada pela Controladoria Geral da União (CGU), a “Fala.BR” permite que qualquer pessoa, seja física ou jurídica possa solicitar acesso as informações dos órgãos e entidades que utilizam a ferramenta. A plataforma também permite que o usuário possa registrar elogios, reclamações, sugestões como também atos ilícitos contra a administração pública.

Segundo Controladora Geral do Município, Martha Melquíades, a Ouvidoria de Sapé já está cadastrada no canal de acesso a informação, como também já disponibilizou no site oficial da prefeitura, no banner “Ouvidoria”, o link que direciona o usuário à plataforma “Fala.BR”.

O prefeito de Sapé, Major Sidnei, destacou a relevância da implementação da CGM e dos treinamentos realizados pela pasta “Tentamos alguns nomes, até que com satisfação chegamos à Martha, com sua experiência do estado, que comprou a ideia de transformar e dar conceito a nossa Controladoria. Hoje temos técnicos, auditores, e ouvidores setoriais em cada secretaria. Outra coisa importante foi a realização de capacitações, que para o gestor é interessante, pois tenho um grupo de técnicos que são rigorosos. Sou um entusiasta da transparência, sei que estamos no caminho certo” afirmou.

Para o ouvidor-geral do Estado da Paraíba, André Mota de Almeida, que também participou do encontro, a iniciativa do governo municipal de Sapé em promover boas práticas de atendimento à população, denota zelo e compromisso com os instrumentos de controle, o que fortalece as políticas públicas e que tem como consequência a transformação da vida das pessoas.

A nova sede da Ouvidoria Municipal está localizada no térreo do Mel Shopping, na rua Orcine Fernandes, com atendimento de segunda à sexta-feira em dois turnos: na parte da manhã das 8h00 às 12h00 e no período da tarde das 13h00 às 14h00.