Portal atualizado em: 13 de junho de 2024 às 17:48h

Início Sapé recebe Festival São João com ‘Caminhão do Forró” neste sábado

Sapé recebe Festival São João com ‘Caminhão do Forró” neste sábado

A Praça Doutor João Úrsulo, no centro de Sapé, recebe neste sábado (8) o “Caminhão do Forró”, que dá início à quinta edição do Festival São João na Rede. A programação conta com as apresentações das bandas Forró das Marias, Os 3 do Norte, de Luizinho Calixto e da quadrilha junina Fazenda Nova do Coroné […]

06/06/2024 13h05 Atualizado há 1 semana atrás

A Praça Doutor João Úrsulo, no centro de Sapé, recebe neste sábado (8) o “Caminhão do Forró”, que dá início à quinta edição do Festival São João na Rede. A programação conta com as apresentações das bandas Forró das Marias, Os 3 do Norte, de Luizinho Calixto e da quadrilha junina Fazenda Nova do Coroné Chico Tripa.

O evento ainda vai homenagear mestres das artes e da cultura local de Sapé, entregando certificado de reconhecimento pela valorização das tradições nordestinas.

O São João na Rede é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, da Associação Cultural Balaio Nordeste e do Fórum Nacional de Forró de Raiz, além da Prefeitura de Sapé.

A presidente da Associação Cultural Balaio Nordeste, Joana Alves, afirma que o Festival se contextualiza como parte importante na ocupação de espaços pelo forró raiz por meio dos artistas, assim como a preservação e divulgação da cultural tradicional nordestina. “Estamos na quinta edição do São João na Rede e é um tipo de satisfação estar mais um ano trabalhando nesse momento importante que é enaltecer a cultura nordestina e o fomento à capacitação, à profissionalização, em um processo de salvaguarda do povo que trabalha com o forró tradicional na Paraíba”, explicou.

Joana Alves também ressaltou a presença do projeto nos municípios menores do estado. “Aqueles que não tinham acesso e visibilidade agora têm acesso à verdadeira cultura do forró raiz, nossa festa junina e forró tradicional. Temos os mestres que foram as pessoas que deram nome para essa cultura viver e estão escondidos. O festival é um momento de resgate desses mestres, que estão no auge de seus 70 ou 80 anos, que ainda tocam sanfona, mas não vão para o palco, então é uma oportunidade única”, reiterou a presidente da Balaio Nordeste.

Saiba mais – Em 2020, a Associação Cultural Balaio Nordeste e o Fórum Nacional de Forró de Raiz, idealizou o Festival São João na Rede como projeto emergencial que desse suporte para a nação forrozeira em meio a pandemia da Covid-19. Na ocasião firmaram parceria com o Governo do Estado da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Cultura e promoveram a primeira edição do Festival São João na Rede no formato virtual, que teve a participação de 14 estados e durou 19 dias. Em 2021, foram realizadas duas versões também no formato virtual, uma a nível estadual com a parceria do Governo do Estado/Secult e outra no município de João Pessoa, em parceria com a PMJP/Funjope.

Com a flexibilização da pandemia, em 2022, foi realizada a terceira edição no formato híbrido, com apresentações presenciais e exibição nos canais digitais da associação. Nesta edição promoveu o evento nas 12 regionais culturais do estado e contemplou os municípios de Mamanguape, Mulungu, Pocinhos, Picuí, Prata, Junco do Seridó, Coremas, Jericó, Poço José de Moura, Vieirópolis, Taperoá e Mogeiro.

A quarta edição do Festival São João na Rede aconteceu no período de 07 a 18 de junho de 2023 e percorreu outros doze municípios das 12 regionais administrativas de Cultura do Estado da Paraíba. “O São João que a gente gosta”, uma ação de salvaguarda do Forró como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.