Portal atualizado em: 19 de abril de 2024 às 12:39h

Início Sapé registra aumento de casos da covid-19 e órgãos debatem novas medidas de contenção ao vírus

Um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde de Sapé aponta que entre o início de janeiro e os primeiros dias de fevereiro houve um aumento significativo dos casos de covid-19 no município. A média móvel de ocorrências saltou de cinco para 14 casos diários, incluindo três mortes pela doença, que já não eram registradas há […]

10/02/2022 17h12 Atualizado há 2 anos atrás

Um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde de Sapé aponta que entre o início de janeiro e os primeiros dias de fevereiro houve um aumento significativo dos casos de covid-19 no município. A média móvel de ocorrências saltou de cinco para 14 casos diários, incluindo três mortes pela doença, que já não eram registradas há meses.

Devido ao cenário de aumento expressivo das ocorrências, a Prefeitura de Sapé promoveu nesta quinta-feira (10) reunião com representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar da Paraíba para discutir novas estratégias de combate a disseminação da covid-19 no município. O encontro foi conduzido pela Gerência de Vigilância em Saúde.

O encontro foi mediado pela gerente da vigilância em Saúde, Francileide Araújo, que apresentou os dados sobre o cenário de crescimento dos casos. Ela ainda expôs os números de testes neste período: foram 1.800 testes, onde 888 apresentaram resultado positivo. Em Sapé, são oferecidos em média 100 testes por dia, que são realizados no Centro Covid. Atualmente, Sapé apresenta alto índice de vacinação, cerca de 70% da população já foi imunizada.

Segundo Francileide, mesmo com todo o esforço empregado pelo Governo Municipal no combate à pandemia da covid-19, os resultados do levantamento mais recente causam preocupação e precisavam ser debatidos. Ela considerou a reunião importante para que haja uma definição em breve. “Temos que ser vigilantes e conscientizar as pessoas sobre os protocolos de segurança, que estão explícitos no decreto municipal 2956/2022”, afirmou.

Representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar da Paraíba garantiram que as instituições estão comprometidas em atuar em ações preventivas de conscientização, bem como em intervenções mais rígidas se necessário.

Estiveram presentes ao encontro o major da 3ª Companhia da Polícia Militar, Flávio Santos; o capitão Márcio Alcântara; o capitão da 9ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, Celso Araújo; e o subprocurador do município de Sapé, Gabriel Terceiro Neto.