Portal atualizado em: 26 de abril de 2024 às 15:11h

Sapé tem 19 unidades de saúde da família e aprimora cuidado com população

Início Sapé tem 19 unidades de saúde da família e aprimora cuidado com população

Sapé tem 19 unidades de saúde da família e aprimora cuidado com população

Desde o começo do ano, as 19 unidades de saúde de Atenção Primária em Sapé têm recebido melhorias para aprimorar o atendimento à população. Além da manutenção dos locais, a Prefeitura de Sapé tem contratado médicos e profissionais da saúde para compor o quadro de funcionários e aumentar a oferta de serviços. Coordenada pela Secretaria […]

28/09/2021 16h01 Atualizado há 3 anos atrás

Coordenada pela Secretaria de Saúde de Sapé, a rede de atenção primária realiza consultas médicas e atendimento odontológico, além de procedimentos com equipe de enfermagem.

Titular da pasta, David Roberto explica que a rede primária é composta por Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além da Policlínica Monsenhor Odilon Alves Pedrosa, que funcionam das 8h às 16h. O Hospital Sá Andrade integra outro nível de atendimento, com funcionamento de 24h e equipes de emergência para prestar apoio às ocorrências.

“Antes o atendimento médico acontecia de forma ineficiente; os profissionais não ficavam à disposição por muitos dias. Fizemos uma mudança em nosso quadro e agora os serviços vêm acontecendo de forma precisa, com médicos que estão presentes quatro vezes por semana, prestando uma assistência de qualidade”, aponta.

O usuário deve procurar a rede primária em casos de baixa complexidade de atendimento, através de serviços ofertados como: realização de inalações, oferta de vacinas; aplicação de injetáveis; troca de sondas; exame de citológicos; tratamentos odontológicos básicos; obtenção de receitas; retirada de pontos; controle de diabetes e hipertensão; tratamento de hanseníase e tuberculose; teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e hepatites virais; acompanhamento nas linhas de cuidado – saúde da mulher, da criança, do idoso; encaminhamento às especialidades médicas; formação de grupos; programa saúde na escola; educação em saúde; práticas integrativas e complementares; visita domiciliar e atendimento multiprofissional.