Portal atualizado em: 7 de dezembro de 2021 às 16:22h

Sapé tem I Encontro de Igualdade Racial e adere sistema nacional em defesa da pauta

Início Sapé tem I Encontro de Igualdade Racial e adere sistema nacional em defesa da pauta

A Prefeitura de Sapé iniciou na última terça-feira (3), o I Encontro Intermunicipal de Igualdade Racial, que vai até quinta-feira (5). O evento, que acontece em parceria com o Movimento Negro da cidade, recebeu nesta quarta-feira (4) a visita do secretário do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), Paulo Roberto e do coordenador-geral, Helbert Garandy Pitorra. A agenda marca a adesão do município ao Sistema.

Sapé é a primeira cidade paraibana a aderir ao Sinapir; órgão da União que promove a articulação entre o Governo Federal, estados e municípios para a implementação de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas no país. Ele conta com a adesão do Distrito Federal, 22 estados e 91 municípios.

Coordenador geral de gestão do Sinapir, Helbert Garandy Pitorra comemorou a parceria firmada com a Prefeitura de Sapé. “Essa adesão representa um ato de protagonismo, uma vez que a Paraíba ainda não tem contemplado nenhum município como pactuante. Sapé dá o pontapé inicial para que a política possa ser fortalecida em todo o estado”, ressaltou.

Iniciada na terça-feira, o encontro contou hoje com apresentações culturais, palestras e debates sobre igualdade racial. Ontem, os visitantes conheceram o Memorial Augusto dos Anjos e ouviram declamações de poemas escritos pelo autor sapeense. A agenda se estende até a sexta-feira, dessa vez com apresentações no Memorial das Ligas Camponesas.

O prefeito de Sapé, Major Sidnei, comemorou a adesão do município e ressaltou o interesse da gestão em buscar políticas de igualdade e oportunidades para a população negra.

“Hoje demos um grande passo e agora abrimos um espaço de diálogo e parceria, onde o Governo Federal estará conosco articulando e implementando ações para superar as desigualdades étnicas em nosso país, nosso estado e nosso município”, destacou.

Participaram da programação desta quarta-feira o prefeito Sidnei Paiva; secretários de Cultura de outros municípios; vereadores, secretários de Sapé; a coordenadora do Centro de Referência Estadual de Igualdade Racial, Viviane Lira; o gerente executivo de Equidade racial, José Roberto da Silva e o coordenador do Movimento Negro em Sapé, Juliano de Brito Damasceno.

 

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support