Portal atualizado em: 8 de maio de 2024 às 9:20h

Início Sapé vacina 4,3 mil animais contra raiva durante o ‘Dia D’ e imunização continua no município

A Secretaria Municipal de Saúde de Sapé vacinou neste sábado (23), o Dia D de vacinação antirrábica para cães e gatos, um total de 4.322 animais. A vacina antirrábica é a forma de controle e prevenção da doença da raiva, que acomete animais domésticos não vacinados e expostos a ambientes com zoonose ativa. “A vacinação […]

24/09/2023 9h41 Atualizado há 8 meses atrás

“A vacinação é um cuidado necessário, pois zelar pelos animais é também uma questão de saúde pública. A gestão municipal tem esse cuidado com os animais e com a população. Essa imunização antirrábica de cães e gatos ajudaram a controlar o vírus nas áreas urbanas do país, diminuindo drasticamente os índices de infecção e morte”, observou o prefeito Major Sidnei.

Segundo a secretária de Saúde, Franci Araújo, a vacinação antirrábica continua no município. “Os tutores devem procurar a Secretaria para garantir a vacinação do seu pet. Precisamos garantir o maior número possível de vacinação, pois assim estaremos garantindo a saúde de todos”, disse.

Raiva animal – É uma doença causada por um vírus que ataca diversos animais e também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença morrem. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas.

O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas).