Portal atualizado em: 26 de abril de 2024 às 15:11h

Início Sapé vai receber campus do Instituto Federal da Paraíba

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo

Sapé vai receber campus do Instituto Federal da Paraíba

O município de Sapé foi contemplado e irá receber um campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O anúncio foi feito pelo presidente Lula nesta terça-feira (12), quando o prefeito do município, Major Sidnei, e outros gestores de todo o país, foram até Brasília participar de um evento no Palácio do Planalto.  A solicitação já […]

12/03/2024 11h39 Atualizado há 2 meses atrás

A solicitação já havia sido feita pelo gestor, que celebrou a conquista, considerando um marco histórico para a educação e desenvolvimento de Sapé. “Esse será um canal para estudantes se capacitarem com educação técnica e de qualidade, provendo a formação profissional, o desenvolvimento regional, a inovação e pesquisa e a inclusão social. Será um divisor de águas para o município”, pontuou o prefeito.

Major Sidnei destacou que quando soube que a Paraíba seria contemplada com novos campi do IFPB, ele se reuniu com a reitora Mary Roberta Meira Marinho falando da importância de Sapé ser contemplado com uma unidade. “Polarizamos toda uma região e temos todo interesse de firmar parcerias para que nossa gente tenha acesso à educação”, disse.

O prefeito afirmou que o apoio do deputado federal Hugo Motta vem sendo fundamental para conseguir a unidade para Sapé, dialogando com o Governo Federal e também garantindo a destinação de emenda parlamentar para construção da estrutura. Já o deputado Felipe Leitão atuou para a liberação do terreno, junto ao Governo do Estado, para construção do campus.

Ao todo, serão 100 novos campi da Instituição Federal em todo o país, sendo três na Paraíba (Mamanguape, Queimadas e Sapé). Na última semana, Major recebeu a visita de uma comitiva do IFPB em prol de avaliar possíveis locais para instalar um campus da unidade de ensino federal no município.

Os IFs são instituições voltadas a várias áreas de conhecimento, com foco na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em todos os níveis e em diferentes tipos de cursos, além de licenciaturas, bacharelados e pós-graduação.

Atualmente há cerca de 20 polos do IFPB em todo o estado. Entre os municípios que já têm a unidade educacional em seu território estão João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Santa Luzia, Sousa, Princesa Isabel, Patos, Guarabira, Itabaiana e Esperança.

Mais obras – Recentemente o município de Sapé foi contemplado com um Centro Cultural e duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de porte I para a população, través do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Sapé está na rota do desenvolvimento. Não tenho receio de bater na porta do governo para pedir e conseguir obras para a nossa cidade”, disse.