Portal atualizado em: 26 de abril de 2024 às 15:11h

Início Saúde bucal em Sapé tem cobertura de mais de 90% da população

Saúde bucal em Sapé tem cobertura de mais de 90% da população

Ter uma boa higiene bucal vai além da estética: um bom cuidado com o sorriso tem relação com a saúde física, nutrição, autoestima, capacidade de fala e prevenção de problemas futuros. Por isso, a Prefeitura de Sapé tem investido na saúde bucal e atualmente já possui cobertura de mais de 90% da população com os […]

20/03/2024 13h24 Atualizado há 1 mês atrás

Ter uma boa higiene bucal vai além da estética: um bom cuidado com o sorriso tem relação com a saúde física, nutrição, autoestima, capacidade de fala e prevenção de problemas futuros. Por isso, a Prefeitura de Sapé tem investido na saúde bucal e atualmente já possui cobertura de mais de 90% da população com os serviços, oferecidos primariamente nas unidades básicas de saúde.

Ao todo, atuam 24 cirurgiões-dentistas na rede municipal de saúde, além de 21 auxiliares de saúde bucal, distribuídos em serviços odontológicos assistenciais e de gestão em saúde. Além das UBSs, do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e do Laboratório Regional de Prótese Dentária, as equipes também trabalham com atendimentos à domicílio, visitas em escolas e presídios, garantindo o acesso de toda a população aos serviços.

Entre os serviços ofertados pelo CEO estão cirurgia, periodontia, endodontia, PNE e dentística, atendendo assim toda a população em todas as especialidades da odontologia.

Balanço – De 2021 a 2023, foram realizados quase 26,5 mil atendimentos para cuidados dentários nas UBSs, incluindo aplicação de flúor, restauração, limpeza, consultas e orientações.

Já o Laboratório Regional de Prótese Dentária tem realizado cerca de 100 próteses por mês, tendo distribuído mais de 1200 próteses nos últimos meses desde sua instalação. O CEO registrou 7.661 atendimentos de 2021 a 2024.

Cuidado nas escolas – Em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (Sedcet), a Secretaria de Saúde tem ido às escolas orientar os estudantes sobre os cuidados com a higiene bucal. As crianças aprendem sobre como escovar e passar fio dental nos dentes, os efeitos do açúcar excessivo para a saúde dos dentes e a importância da visita ao dentista.

Entrega de próteses – Junto ao programa do Governo Federal, Brasil Sorridente, a Prefeitura tem feito próteses dentárias para a população. Já foram entregues mais de mil próteses, garantindo a capacidade plena de mastigação, autoestima e dignidade aos contemplados.

Serviços – Para ter acesso ao atendimento odontológico, é preciso ter o encaminhamento através das UBSs. As unidades realizam o primeiro atendimento e fazem as conduções conforme o quadro e necessidade de cada paciente. As UBSs funcionam das 7h às 13h, de segunda à sexta.