Portal atualizado em: 23 de abril de 2024 às 11:10h

Início Saúde de Sapé alerta para intensificação de cuidados após confirmação de variante Delta na Paraíba

A Prefeitura de Sapé alerta a população sobre a necessidade de intensificar os cuidados devido a identificação de casos da variante Delta do coronavírus na Paraíba e a transmissão comunitária dessa cepa indiana. Dados da Secretaria de Estado de Saúde informam que são 25 ocorrências confirmadas da doença, que é a cepa mais transmissível e […]

01/09/2021 15h50 Atualizado há 3 anos atrás

A Prefeitura de Sapé alerta a população sobre a necessidade de intensificar os cuidados devido a identificação de casos da variante Delta do coronavírus na Paraíba e a transmissão comunitária dessa cepa indiana. Dados da Secretaria de Estado de Saúde informam que são 25 ocorrências confirmadas da doença, que é a cepa mais transmissível e perigosa do vírus.

O secretário de Saúde de Sapé, David Roberto, ressalta que o município não registrou ainda nenhuma ocorrência de covid com a variante Delta, e por isso, é ainda mais importante intensificar os cuidados para reduzir as chances de contaminação. “Embora estejamos avançando na vacinação, essa cepa da covid-19 é muito perigosa e devemos fazer o possível para evitar casos em Sapé”, pontuou.

Entre os cuidados necessários, o secretário destaca o uso de máscara facial, lavagem das mãos e distanciamento social para impedir aglomerações. As pessoas que estão no prazo para tomar a vacina e ainda não foram, também devem garantir a proteção contra o vírus.

“Ainda tem algumas pessoas que não tomaram a 1ª dose, outras não voltaram para a 2ª dose e é muito importante que se vacinem. Isso não é brincadeira. É um vírus muito perigoso que está matando e trazendo casos graves da covid-19. Todos precisam colaborar”, pediu.

Até o momento, a Paraíba registrou casos da variante Delta nos municípios de Alagoa Nova (03), Barra de Santana (02), Cabedelo (01), Campina Grande (09), Cruz do Espírito Santo (01), João Pessoa (02), Lagoa Seca (01), Massaranduba (01), Matinhas (01), Queimadas (02), Salgado de São Felix (01) e Taperoá (01).

Variante Delta – Os vírus passam por mutações o tempo todo e existem alterações que podem tornar a doença mais infecciosa ou perigosa. Atualmente, existem milhares de variantes do vírus que causa a covid-19 circulando no mundo. A variante Delta é até 60% mais contagiosa do que a Alfa e quase duas vezes mais transmissível do que a cepa original.

Transmissões comunitárias – São casos de transmissão do vírus entre a população de uma localidade. Uma pessoa infectada que não esteve nos países com registro da doença transmite o vírus para outra pessoa, que também não viajou.