Portal atualizado em: 25 de abril de 2024 às 11:33h

Prefeitura de Sapé não aplicou nenhuma dose de vacina fora do prazo de validade

Início Coronavírus Prefeitura de Sapé não aplicou nenhuma dose de vacina fora do prazo de validade

Prefeitura de Sapé não aplicou nenhuma dose de vacina fora do prazo de validade

A Prefeitura de Sapé emitiu uma nota de esclarecimento informando que nenhuma dose de vacina AstraZeneca foi aplicada fora do prazo de validade nos sapeenses. A informação de que vacinas AstraZeneca fora do prazo de validade teriam sido aplicadas por vários municípios surgiu após a veiculação de uma matéria um veículo nacional. A Secretária de […]

02/07/2021 21h56 Atualizado há 3 anos atrás

A informação de que vacinas AstraZeneca fora do prazo de validade teriam sido aplicadas por vários municípios surgiu após a veiculação de uma matéria um veículo nacional. A Secretária de Saúde de Sapé realizou uma checagem de todas as doses aplicadas e constatou que nenhuma vacina foi aplicada fora do período de validade.

Conforme a pasta, as doses enviadas pelo Governo do Estado são aplicadas imediatamente. A equipe de vacinação segue um rígido protocolo com checagem da data de validade de todos os imunizantes antes da aplicação da dose.

O município de Sapé vem se destacando na vacinação da população. De acordo com a nota informativa do Estado, Sapé encontra-se entre os 40 municípios paraibanos que mais vacinam. Por fim, tranquiliza a população e destaca que o processo de vacinação está sendo realizado com zelo, levando em consideração todos os protocolos.

Campanha de imunização – A vacinação avança em Sapé e atualmente, atende ao público com faixa etária de 44 anos e mais. Além disso, a Prefeitura de Sapé realiza a campanha A Pandemia Não Acabou, proteja-se com medidas de combate a covid-19, sanitização dos locais com maior fluxo de pessoas e fiscalização constante.

Confira a nota na integra:

Nota de Esclarecimento

A Secretaria de Saúde de Sapé informa à população que não foi aplicada nenhuma dose de vacina AstraZeneca fora do prazo de validade. Após veiculação de matéria, a equipe fez uma checagem de todas as doses aplicadas e as fichas preenchidas e não constatou nenhuma irregularidade.

Sempre é importante destacar que as doses enviadas pelo Governo do Estado são aplicadas imediatamente. A equipe de vacinação também tem em seu protocolo a checagem da data de validade de todos os imunizantes antes da aplicação da dose. O que pode ter ocorrido foi um erro de digitação no sistema.

Vale ressaltar que existem frascos de vacina com dez e cinco doses e a informação veiculada é de que Sapé teria aplicado duas doses fora do prazo de validade. Fato que comprova que não houve utilização de imunizante vencido, pois ao abrir um frasco a equipe tem a obrigação de aplicar todas as doses em até seis horas.

O município de Sapé vem se destacando na vacinação da população. Encontra-se vacinando a faixa etária 44 anos e de acordo com a nota informativa do Estado, encontra-se entre os 40 municípios paraibanos que mais vacinam.