Portal atualizado em: 24 de abril de 2024 às 12:20h

Início Saúde terá mais duas ambulâncias, van para pacientes e novo laboratório de exames

Em breve, a população de Sapé passará a contar com mais duas ambulâncias, uma van para levar pacientes oncológicos e com problemas renais a João Pessoa e ainda um novo equipamento de Raio-X no Hospital Municipal Dr Sá Andrade. Os anúncios foram feitos pela secretária da pasta, Franci Araújo, que participou nessa segunda-feira (03) do […]

04/10/2022 16h09 Atualizado há 2 anos atrás

Em breve, a população de Sapé passará a contar com mais duas ambulâncias, uma van para levar pacientes oncológicos e com problemas renais a João Pessoa e ainda um novo equipamento de Raio-X no Hospital Municipal Dr Sá Andrade. Os anúncios foram feitos pela secretária da pasta, Franci Araújo, que participou nessa segunda-feira (03) do podcast ‘É Sobre Sapé’, juntamente com o diretor da unidade de Saúde, Josivaldo Fernandes.

Os veículos e equipamentos estão em fase de licitação e em breve devem ser integrados à Prefeitura. Outra novidade compartilhada no programa foi a chegada do laboratório de baciloscopia e ‘hanse’, para realização de exames de tuberculose e hanseníase. A medida trará mais comodidade para os usuários e agilidade nos diagnósticos, já que atualmente as pessoas que precisam das análises são encaminhadas para a capital.

“Estamos reestruturando pontos e buscando trazer, principalmente, a humanização e cuidado com quem utiliza nossa rede de Saúde. As ações incluem desde a atenção básica até a alta complexidade, que é o caso do hospital. Sanamos as principais dificuldades e vamos melhorar ainda mais”, pontuou.

Entre os projetos em andamento, Franci citou a programação do outubro rosa, que incluirá um mutirão de mamografia e ultrassonografia para as mulheres de Sapé. De acordo com Josivaldo, o Hospital também terá uma semana voltada para a campanha, buscando a conscientização e prevenção ao câncer de mama.

No Hospital Dr Sá Andrade, a usina de gases medicinais deve começar a funcionar ainda neste semana. Conforme o diretor da unidade, todo o preparo da estrutura foi concluído e agora um técnico irá fazer a instalação. “Esse equipamento trará ainda mais agilidade para quem precisa usar; se hoje levamos 10 minutos para que a pessoa tenha acesso ao oxigênio, com a usina, o tempo será reduzido para dois minutos”, contou o diretor.

Vacinação – O município de Sapé se destacou pela vacinação contra a covid-19 e atualmente também segue com duas campanhas: a imunização contra a poliomielite e a vacinação contra a raiva animal. A última, a Vigilância ultrapassou a meta de 10 mil animais vacinados, chegando a 10.850 cães e gatos imunizados. Essa é a última semana para que os animais sejam vacinados; já o prazo para vacinação contra a poliomielite, destinada às crianças, vai até o final do mês.