Portal atualizado em: 19 de outubro de 2021 às 8:42h

Início Secretaria da Educação lança programa de aprendizagem em Sapé e capacita professores

Professores, subgerentes do ensino fundamental e demais profissionais da rede de ensino de Sapé receberam capacitação nessa sexta-feira (16), ministrada pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (Sedcet). O programa ‘Avançar’, criado pela equipe pedagógica da rede municipal de Sapé, também foi lançado no evento.

O secretário executivo de Educação do Estado, Gabriel Gomes, e o coordenador do programa ‘Integra Educação’, Herbet Gomes, participaram do encontro, que teve ainda a presença da secretária de Educação do município, Fernanda Mendes, e a secretária executiva, Genilva Sousa.

O programa Avançar, divulgado pela equipe, foi criado para elevar o índice de aprendizagem e aprovação dos alunos de Sapé, além de buscar reduzir os índices de reprovação e abandono nos anos finais do ensino fundamental. De acordo com a Secretaria, foi elaborado um sistema de acompanhamento, monitoramento e avaliação periódica da rede de ensino dos anos finais.

Para a titular da pasta, o projeto irá conduzir de forma constante os estudantes e fornecer apoio diante das dificuldades apresentadas. Ela ressalta que o projeto é de iniciativa municipal e vai se integrar às dinâmicas de trabalho da rede de ensino de Sapé.

Capacitação – Os profissionais foram orientados sobre o programa ‘Integra PB’, conhecido como Soma – que oferece capacitações, ferramentas e apoio para que a Educação Básica e fundamental avance nos municípios paraibanos e a respeito do calendário de avaliação diagnóstica, que deve ser realizado nos próximos dias nas escolas municipais de Sapé.

Pandemia – Diante da pandemia do novo coronavírus, as aulas na rede de ensino de Sapé têm acontecido de forma remota, mas os estudantes utilizam material didático, recebem atividades impressas e apoio pedagógico.