Portal atualizado em: 7 de dezembro de 2021 às 16:22h

Início Secretária de Desenvolvimento Social visita programa referência no Brasil no combate a mortalidade materna para aprimorar “Colo de Mãe”

Integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Social de Sapé visitaram, nesta segunda-feira (2) o Programa “Mãe Coruja”, em Pernambuco, referência no Brasil em ações de combate a mortalidade materna e infantil. O intercâmbio foi realizado com o objetivo de aprimorar o projeto municipal “Colo de Mãe”, criado esse ano pela Prefeitura, com foco na redução dos índices e no cuidado da mãe e da criança, pré e pós parto.

A visita foi realizada pela titular da pasta, Denise Ribeiro, pela secretária executiva de Desenvolvimento Social, Mariluce Figueiredo, e a pela assessora técnica, responsável pelos recursos federais no município, Nayara Marinho. A equipe foi recebida pela diretora do programa, em Recife, capital pernambucana, Ana Sofia.

Denise destacou que os resultados positivos e as ações realizadas no estado vizinho são pontos que podem favorecer a população de Sapé. Para ela, é preciso buscar iniciativas bem-sucedidas na gestão pública para inspirar o trabalho no município, adaptando a realidade local.

“Esse trabalho multidisciplinar em parceria com várias outras secretarias é algo que vamos implementar aqui. Iniciamos o ‘Colo de Mãe’ com a doação de kits de enxoval para grávidas, além do acompanhamento das gestantes, mas vamos além, prestando um apoio completo, envolvendo as outras pastas nesse processo que irá até o bebê completar cinco anos”, ressalta.

O ‘Mãe Coruja’ é um dos programas de referência quando se trata do cuidado materno-infantil, e é reconhecido e premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA), como modelo de Gestão de Política Pública. Além de implementar políticas públicas, detalha a atuação em áreas como saúde, rede materna, criança e empoderamento.

Colo de Mãe – A ação busca reduzir a morbimortalidade materna e infantil, assim como estimular o fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe, filho e família, além de ensinar uma nova profissão e garantir renda para as mulheres. Através do projeto, as mães recebem acompanhamento periódico e são encaminhadas para o pré-natal. Além do enxoval do bebê, as mães também recebem itens importantes para o cuidado pós-parto.