Portal atualizado em: 18 de abril de 2024 às 12:24h

Início Secretaria de Educação conclui capacitação de servidores para segundo semestre letivo

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo concluiu, na última sexta-feira (8), a formação pedagógica com o tema: “Continuum Curricular como estratégia para recomposição da aprendizagem”. A ação aconteceu durante a semana, promovendo a partilha de conhecimentos, diagnosticando pontos a serem fortalecidos, e discutindo estratégias para efetivar a matriz curricular proposta para o […]

12/07/2022 8h26 Atualizado há 2 anos atrás

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo concluiu, na última sexta-feira (8), a formação pedagógica com o tema: “Continuum Curricular como estratégia para recomposição da aprendizagem”. A ação aconteceu durante a semana, promovendo a partilha de conhecimentos, diagnosticando pontos a serem fortalecidos, e discutindo estratégias para efetivar a matriz curricular proposta para o início do segundo semestre letivo do ano vigente.

O último dia de formação foi voltado para professores e supervisores dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º ano), sob a mediação da pedagoga Maria de Fátima Pereira, que possui experiência como professora e ministrante em cursos de formação continuada. Ela explicou sobre os desafios em campo de atuação, e necessidade de compromisso, disciplina e foco na realização das atividades vindouras. “Avalio esse preparo de forma positiva. Analiso que os frutos colhidos a partir de então serão ímpares, pois o compromisso dos profissionais em fazer essa recomposição traz a demonstração de atividade e inovação” avaliou.

Participante da ação, André Júnior, professor de Educação Física do município, disse que para ele o curso foi importante para além dos conhecimentos docentes, mas também para a perspectiva dos discentes além das instituições. “Com esta visão ampla trabalhamos Educação física de forma somativa, resultando para os alunos perspectivas amplas, assim consolidando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, pois educação física entende o aluno como um ser completo. Estamos trazendo a visão de formação do cidadão em sua totalidade, em plural de mundo e sociedade, objetivando sua formação enquanto cidadãos completos”, pontuou.

O secretário de Educação, Marcone Pessoa Júnior, expressou satisfação em poder oferecer aos docentes a formação pedagógica, procurando atenuar as dificuldades da educação básica que tomaram proporções de agravamento durante o período pandêmico. “Há um reforço na proximidade entre Secretaria e corpo docente para a oferta do suporte necessário para as dificuldades que se apresentam. Sabemos que gestar educação não é tarefa fácil, especialmente na convivência diária das salas de aula, e sabemos também da fragilidade do ensino público que já vinha em constância e veio em agravante durante a pandemia. Essa retomada não está sendo tarefa fácil, mas a oportunidade de revisar e discutir políticas educacionais que construam um fortalecimento da rede de ensino nos integra a um regime de colaboração mútua para juntos fazermos a diferença enquanto agentes transformadores, para que alcancemos resultados positivos na educação do nosso município”, concluiu.

Envolvidos nas instruções estiveram presentes todo o corpo técnico e docente do município, entre professores, cuidadores, supervisores, assistentes de alfabetização, capacitados para ampliar ainda mais as vias de efetiva retomada do ensino público municipal no segundo período escolar letivo de 2022.

Continuum Curricular – Estratégia articulada para reorganizar habilidades essenciais no referencial curricular a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), priorizando o desenvolvimento do aluno no progresso dos anos escolares.

Confira as fotos: