Portal atualizado em: 29 de novembro de 2022 às 14:42h

Secretaria de Educação conclui penúltimo dia de capacitação pedagógica ofertada aos profissionais da rede municipal de ensino

Início Secretaria de Educação conclui penúltimo dia de capacitação pedagógica ofertada aos profissionais da rede municipal de ensino

O penúltimo dia de formação pedagógica para os profissionais de educação em Sapé aconteceu nesta quinta-feira (07) e reuniu os professores e supervisores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental – Ciclo Complementar (3º, 4º e 5º ano) nos períodos de manhã e tarde. No período da noite, os envolvidos foram os profissionais do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os profissionais assistidos ainda participaram de dinâmicas e círculos de partilha sobre vivência em sala de aula, podendo externar suas opiniões a respeito da apresentação da matriz curricular pensada para dar seguimento ao ano letivo, continuado no segundo semestre de 2022. As múltiplas oficinas estão também sendo direcionadas para o entrosamento do corpo profissional educacional do município, fomentando o auxílio múltiplo entre o corpo técnico e docente para a retomada efetiva do ensino pós pandemia.

A mediadora do encontro foi a pedagoga, especialista em Neuropedagogia e Docência no Ensino Superior, Midiã Medeiros, que avaliou a ação como ponto de avanço na retomada das atividades presenciais.

“A temática é extremamente importante para esse momento em que estamos pensando e repensando sobre como conduzir essa recomposição das atividades de aprendizagem e, para isso, a formação pedagógica que está sendo apresentada pelo município apresenta vantagem em relação a uma maior situação nacional, pois a oferta do Continuum Curricular é pré-requisito formador para essa necessária recomposição. Então, por já estar no processo, é plausível parabenizar a educação de Sapé que se mostra avançada nesse ponto”, afirmou ela, que também é sócia-fundadora do Centro de Estudos e Aplicação das Múltiplas Inteligências (CEAMI) e assessora pedagógica da Editora Moderna.

Participante da didática, a educadora atuante no 3º ano fundamental, Marileide dos Santos Silva, graduada em Letras, com pós graduação em Novas Tecnologias Educacionais, pontuou sobre a satisfação profissional em estar comparecendo na ação. “A formação vem sendo proveitosa, pois enquanto profissionais precisamos estar em constante capacitação, em busca de inserção no contexto especialmente de questões educacionais. Essa oferta de conhecimentos por parte da Secretaria é expressiva para complementar essa busca de informações, especialmente da forma em que a formação foi executada, voltada a atender e ouvir de acordo com os níveis de atuação”, ressaltou.

A gerente de Convênios, Programas e Projetos, Laís Cavalcante, apresentou os levantamentos de avaliação dos discentes municipais e fez entrega da certificação para as escolas com índices destaques nas avaliações do Integra Paraíba nos anos de 2021 e 2022. A formação pedagógica terá mais um dia de duração e estará sendo concluída nesta sexta-feira (08), com todos os profissionais da rede municipal de educação sendo instruídos.

Integra Paraíba – Programa educacional de regime colaborativo que objetiva a alfabetização infantil na idade correta, através do ensino de qualidade e correção do déficit de aprendizagem que causa a distorção de idade/ano dos estudantes das redes de educação municipais e estaduais, promovendo garantia de ensino – aprendizagem e melhora dos indicadores de educação básica.

 

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade