Portal atualizado em: 23 de abril de 2024 às 12:50h

Secretaria de Educação inicia ‘Semana do Autismo’ com palestras e oficinas

Início Secretaria de Educação inicia ‘Semana do Autismo’ com palestras e oficinas

Secretaria de Educação inicia ‘Semana do Autismo’ com palestras e oficinas

A Prefeitura de Sapé deu início, nessa segunda-feira (5), a 1ª Semana do Autismo, que vai até esta sexta-feira (9). Organizada pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (Sedcet), os encontros marcam o ‘Abril Azul’, mês de campanha em prol da visibilidade e mobilizações sobre o espectro autista.   A primeira semana de debates […]

06/04/2021 9h44 Atualizado há 3 anos atrás

A primeira semana de debates sobre o tema terá palestras e oficinas para profissionais da educação, pais e mães de estudantes da Rede Municipal de ensino, que serão ministrados por profissionais que atuam diretamente com as pessoas autistas. As atividades serão transmitidas de forma online, através da plataforma Google Meet.

Na segunda-feira, a abertura das atividades foi transmitida pelas redes sociais da Sedcet e teve como tema da primeira palestra ‘O autista como protagonista da sua história: a importância da Educação’, ministrada por Emily Rebouças – estudante autista, youtuber e palestrante do Movimento dos Adolescentes Autistas Brasil.

Nesta terça-feira, a palestra, realizada por Adriana Barros, irá tratar sobre “A importância do desenvolvimento psicomotor para o sucesso nas atividades pedagógicas”. O encontro será às 19h30 no Google Meet.

Subgerente de Educação Especial e Inclusiva da pasta, Vanessa Lira ressalta que as temáticas abordadas foram pensadas e escolhidas para favorecer o trabalho do professor e a compressão da família: “Esse é um tipo de assunto que interessa toda a comunidade, pois temos que garantir o direito à educação inclusiva, que parte da compreensão e do conhecimento. O evento esta dando à sociedade sapeense esse conhecimento”, afirmou.

Autismo em números – Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Transtorno do Espectro Autista afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, sendo aproximadamente dois milhões de casos no Brasil. De cada 160 crianças no mundo, uma tem autismo e a incidência entre os homens é cinco vezes maior do que entre as mulheres.

Confira o cronograma de atividades:

Terça-feira:

• Palestra “A importância do desenvolvimento psicomotor para o sucesso nas atividades pedagógica”, por Adriana Barros; encontro no Google Meet às 19h30

Quarta-feira:

• Palestra “O Jovem com TEA e o papel da família e da escola”, por Sandra Santiago; encontro no Google Meet às 16h30;

• Palestra “TEA: afetividade e Interações Sociais”, por Isabella Viginia; encontro no Google Meet às 19h30;

Quinta-feira:

• Palestra “Comunicação aumentativa e alternativa”, por Munique Massaro; encontro no Google Meet às 14h;

Sexta-feira:

• Oficina “Aprendizagem de pessoas com TEA: formalidades legais e estratégias para sua efetivação”, por Isabella Virginia; encontro no Google Meet às 14h

• Palestra “Percepção sensorial e autismo: lidando com as crises sensoriais no cotidiano escolar”, por Aneida Fusang; encontro no Google Meet às 19h